“Queda livre”

o consumo como instrumento mestre na construção da felicidade

  • Rogério Luiz Covaleski Universidade Federal de Pernambuco
  • Juliana Kathleen Barbosa de Vasconcelos Universidade Federal de Pernambuco
Palavras-chave: Consumo, Felicidade, Redes Sociais Digitais, Black Mirror, Algoritmos

Resumo

O presente estudo propõe estender uma atenção ao papel social do consumo no que tange à busca da felicidade na sociedade contemporânea. Para tanto, o episódio Nosedive [Queda livre] (2016) da série britânica Black Mirror é posto aqui como uma fonte de inspiração, onde serão observadas as práticas que emulam os mecanismos sociais que buscamos considerar. Veremos que a trama conta com narrativas apresentadas em uma superfície mitológica, mas que, como mostrado no decorrer da análise, denotam caráter factual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rogério Luiz Covaleski, Universidade Federal de Pernambuco

Realizou estágio pós-doutoral sobre Conteúdo de Marca na Universitat Pompeu Fabra, em Barcelona - Espanha (com bolsa Capes: processo BEX 2047/14-4), é Doutor em Comunicação e Semiótica (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Linguagens (UTP), Especialista em Propaganda e Marketing (ISPG) e Graduado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (PUC-PR). Foi Diretor-assistente de IES; coordenou cursos de Graduação e Pós-graduação na área de Comunicação Social; foi Diretor de agências de publicidade e atuou em veículos de comunicação; em empresas de TI, exerceu o cargo de Diretor de Marketing e Exportações. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Comunicação Publicitária, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de consumo, interfaces comunicacionais, hibridização publicitária. Autor dos livros Cinema, Publicidade, Interfaces (Maxi Editora, 2009), Publicidade Híbrida (Maxi Editora, 2010), Idiossincrasias Publicitárias (Maxi Editora, 2013), Cinema e Publicidade: Intertextos e Hibridismos (Confraria do Vento, 2015). Atualmente, é Professor Adjunto na graduação em Publicidade e Propaganda (DCOM/UFPE) e Coordenador e Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPE - Universidade Federal de Pernambuco). Colíder do Grupo de Pesquisa do CNPq Publicidade nas Novas Mídias e Narrativas de Consumo (PPGCOM/UFPE) e membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Discursos e Biopolíticas do Consumo (PPGCOM/ESPM). É pesquisador com bolsa produtividade PQ2/CNPq. Coordenador da Coleção Publicidade e Consumo (Editora UFPE).

 
Juliana Kathleen Barbosa de Vasconcelos, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco; Bolsista da Capes.

Publicado
2020-03-02