O sentir e o consumir do/no army, fandom do BTS: capital afetivo e a cultura material nas experiências de fãs

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i2e202336

Palavras-chave:

Consumo, Sociabilidade, Indústria da felicidade, Cultura material, Fandom

Resumo

A presente pesquisa busca compreender a importância do consumo dos objetos relacionados ao BTS (Bangtan Sonyeodan), maior grupo de K-pop da atualidade, como uma forma de participação e experiência de seu fandom, Army. Sob uma perspectiva comunicacional, adotamos método netnográfico, com análise das redes sociais digitais Twitter e Instagram, as principais redes de acesso do fandom Army. As análises baseiam-se principalmente nos aportes teóricos sobre consumo, sociabilidade e cultura material. Observou-se o consumo do grupo BTS como regente das relações dentro do fandom, bem como o caráter (i)material expresso por meio dos produtos e experiências, que desenvolvem a subjetividade e a percepção do fazer parte desse grupo de fãs.

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Biografia do Autor

  • Raíssa Abraçado Pereira, Universidade Federal do Pará

    Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade da Amazônia (Unama). Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Consumo e Identidade (UFPA).

  • Manuela do Corral Vieira, Universidade Federal do Pará

    Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente na Faculdade de Comunicação (Facom) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia (PPGCom) da UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Consumo e Identidade – Consia (CNPq/UFPA).

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

O sentir e o consumir do/no army, fandom do BTS: capital afetivo e a cultura material nas experiências de fãs. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e202336, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e202336. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/202336.. Acesso em: 25 abr. 2024.