A presença do gênero não binário na promoção musical, de David Bowie a Lil Nas X
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e209254Palavras-chave:
Videoclipe, Publicidade, Gênero, Queer, Gênero não binárioResumo
O videoclipe como formato prioritário de promoção e publicidade da indústria musical revela também um grande potencial para a conformação de identidades de gênero, por sua capacidade de captar a atenção do público jovem e adolescente. Neste trabalho, estudamos a presença do gênero não binário a partir de uma análise simbólica de videoclipes de dois referentes da identidade queer, David Bowie e Lil Nas X. A escolha de dois artistas que tiveram sucesso em momentos históricos diferentes contribui para a reflexão em torno da possível evolução histórica da expressão da individualidade por meio do gênero não binário. As representações antigas estão ligadas ao gênero de forma mais anedótica, mais associadas ao fantástico, sem intenções de aprofundamento. Atualmente, encontramos representações mais óbvias em relação à crise de gênero, algo que, em termos amplos, poderia ser resultado da crise de identidade do indivíduo no contexto da pós-modernidade.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Cultura y simulacro. Kairós, 1978.
BOTESCU-SIRETEANU, Ileana. Queer in Queen: Camp aesthetics and queer performativity in Queen’s music videos. Bulletin of the Transilvania University of Brașov. Series IV: Philology and Cultural Studies, n. 61, p. 87-100, 2019.
BRICEÑO ALCARAZ, Gloria. El cuerpo como performance en la sociedad del espectáculo. Estudios sobre las culturas contemporáneas, n. 34, p. 9-30, 2011.
BUTLER, Judith. Regulaciones de género. La ventana: Revista de Estudios de Género, n. 23 p.7-35, 2006.
CASTELLS, Manuel. La sociedad red: una visión global. Alianza, 2006.
CRUZ-PARCERO, Juan; VÁZQUEZ, Rodolfo; TEPICHIN-VALLE, Ana María. Género cultura y sociedad. Estudios sociológicos, n. 94, p.183-188, 2014.
DE LAURETIS, TERESA. Technologies of Gender. Essays on Theory, Film and Fiction. Macmillan Press, 1989.
GALLEGO, Joana. La construcción del género a través de la publicidad. In: Universitat de Girona (Ed.) Actes de Congènere: la representació de gènere a la publicitat del segle. Universitat de Girona, Servei de Publicacions, 2009.
ILLESCAS-MARTÍNEZ, Jon. El contenido del videoclip dominante como reproductor cultural e ideológico. Revista Mediterránea de Comunicación, n. 2, p. 85-104, 2017.
IMBERT Gerard. La sociedad del espectáculo. Cuadernos de información, 9, p. 69-81, 2004.
JORQUERA-TRASCASTRO, Noor; PÉREZ-RUFÍ, José Patricio. Videoclips queer diversidad y discurso de género en los clips de la última década. Razón y palabra, n. 110, p. 383-398, 2021.
LEFINEAU, Marcelle. Tribus urbanas: la indumentaria desde una perspectiva Multicultural. Nobuko, 2010.
LIPOVETSKY, Gilles. La era del vacío. Anagrama, 1986.
LÓPEZ ARANGUREN, Felipe. La masculinidad como género. Hojas de Warmi, n. 8, p. 29-35, 1997.
MANCILLA, Mauricio. La revolución digital y la sociedad de la información. Revista austral de ciencias sociales, n. 20, p. 121-128, 2011.
MATTIO, Eduardo. ¿De qué hablamos cuando hablamos de género? Una introducción conceptual In: MORÁN FAÚNDES, José et al. (comp.). Reflexiones en torno a los derechos sexuales y reproductivos. Córdoba: Ciencia, Derecho y Sociedad, 2012. pp. 85-102.
PRECIADO, Beatriz. Manifiesto contra-sexual. Opera Prima, 2002.
PRECIADO, Paul B. Queer: historia de una palabra. Parole de queer, [S.l.], 2012. Disponible en: https://paroledequeer.blogspot.com/2012/04/queer-historia-de-una-palabra-por-paul.html?m=0. Acceso en: 20 jun. 2023.
ROSSET, Clément. Impressions fugitives: l’ombre, le reflet et l’écho. Éditions de minuit, 2004.
SALVAT, Giomar; SERRANO, Vicente. La revolución digital y la sociedad de la información. Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2011.
SECUL-GIUSTI, Cristian Eduardo. La globalización en la mira perspectivas en torno a la industria cultural y la sociedad posmoderna. Questión, n. 39, p. 223-229, 2013.
SEDEÑO, Ana. Vídeo musical y cultura: propuestas para analizar el cuerpo en el videoclip. Revista de Comunicación Vivat Academia, n.120, p. 91-101, 2012.
TARÍN CAÑADAS, Marta. La evolución del videoclip narrativo: la simbiosis orgánica del relato cinematográfico y el video musical en el videoclip. Tesis (Doctorado) – Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2016.
ZURIAN, Francisco Antonio; HERRERO JIMÉNEZ, Beatriz. Los estudios de género y la teoría fílmica feminista como marco teórico y metodológico para la investigación en cultura audiovisual. Área Abierta, n. 3, p. 6-21, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Antonio Raúl Fernández Rincón

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons CC BY-NC-SA.