Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974

Palavras-chave:

Design, Internet das coisas, Design Science Research, Comunicação, Mídia

Resumo

Esta pesquisa tem como tema comunicação, design e internet das coisas, e como objeto a interface gráfica de anúncio interativo para internet das coisas. O objetivo geral é estudar a internet das coisas como mídia a partir de uma perspectiva do design. A questão de pesquisa diz respeito a como podem ser os regimes estéticos de interação por meio da internet das coisas. Do ponto de vista teórico, a pesquisa utiliza os pressupostos da Teoria do Meio revista. Do ponto de vista metodológico, guia-se pelas ideias da Design Science Research. Essa metodologia está orientada para a solução de problemas complexos, de forma a compreendê-los e a construir e avaliar artefatos. Nesse recorte, usamos a pesquisa exploratória, a pesquisa de experiência de usuário e a criação e testes de protótipo para investigar perspectivas e obstáculos da IoT como mídia para anúncios interativos. Nesse sentido, busca-se uma integração entre a interpretação do fenômeno, do ponto de vista da comunicação, e a ciência dos dados, do ponto de vista da internet das coisas. Os resultados podem colaborar para a criação de prescrições para design gráfico de anúncios com foco no consumo responsável.

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Biografia do Autor

  • Everaldo Pereira, Instituto Mauá de Tecnologia

    Doutorando em Comunicação Social, linha de Pesquisa em Comunicação Institucional e Mercadológica, Mestre em Comunicação Social, linha de pesquisa em Processos Comunicacionais, Comunicação de Mercado, especialista em Planejamento, Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e da Universidade Nove de Julho, pesquisador associado ao Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, com experiência nas áreas de Planejamento, Design e Comunicação.

  • Ana Paula Scabello Mello, Instituto Mauá de Tecnologia

    Doutora em Design pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Docente no curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia.

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Publicado

2023-07-26

Como Citar

Internet das coisas como mídia: perspectivas e desafios para comunicação e design de anúncios. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e210974, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e210974. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/210974.. Acesso em: 18 jun. 2024.