Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388

Palavras-chave:

Consumo responsável, Covid-19, Desigualdade de gênero

Resumo

Na atualidade, pode-se dizer que a pandemia da covid-19 impactou diretamente a relação entre as pessoas, de modo que não apenas o setor da saúde teve que modificar sua forma de agir, mas também outros espaços como cultura, educação e economia. Diversos estudos comprovam que o período de isolamento social alterou o comportamento dos consumidores. Entende-se, nesta pesquisa, que os consumidores passaram por uma transição entre o consumo compulsivo e o retorno ao “novo normal”, que contribuiu para o crescimento de uma cultura do consumo responsável. Todavia, esse processo também revelou articulações prejudiciais desse modelo de consumo, no sentido de não haver rompido com uma lógica de desigualdade de gênero existente no momento anterior à pandemia.

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Biografia do Autor

  • Matheus Ribeiro Pereira, Escolar Superior de Propaganda e Marketing

    Doutorando em Comunicação pela UFF e Mestre em Gestão da Economia Criativa pela ESPM. Pesquisador e consultor na área de responsabilidade social.

  • Bruna Soares de Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciência Política e Mestra em Sociologia pelo IESP/UERJ. Especialista e consultora em diversidade e políticas públicas feministas.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Consumo responsável, para quem? Um ensaio sobre o fomento da desigualdade de gênero no pós-pandemia. Signos do Consumo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. e213388, 2023. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v15i1e213388. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/213388.. Acesso em: 22 jul. 2024.