A fantasia enquanto ritual e apelo publicitário: uma proposta de análise intertextual

Autores

  • Susana Silva
  • Rui Torres Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v3i1p6-27

Palavras-chave:

publicidade, fantasia, intertextualidade

Resumo

Este artigo aborda a fantasia enquanto uma dimensão de evasão para onde o indivíduo se projecta, através da promessa idílica do consumo feita pela publicidade. A análise de alguns anúncios demonstra de que forma a intertextualidade surge como uma estratégia privilegiada que convoca o leitor ao texto publicitário, remetendo-o para um universo de referências e textos inscritos na sua memória e na sua cultura, estimulando a imaginação e o despertar da fantasia.

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Biografia do Autor

Susana Silva

Mestre em Ciências da Comunicação – ramo de Marketing e Publicidade, pela Universidade Fernando Pessoa.

Rui Torres, Universidade Fernando Pessoa

Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Porto. Investigador do CECLICO – Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento.

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Publicado

2011-06-16

Como Citar

SILVA, S.; TORRES, R. A fantasia enquanto ritual e apelo publicitário: uma proposta de análise intertextual. Signos do Consumo, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 6-27, 2011. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v3i1p6-27. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/49997. Acesso em: 23 set. 2023.