Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v5i1p50-69Palavras-chave:
identidade de marca, símbolo gráfico, redesign, idoso, rejuvenescimentoResumo
As marcas contemporâneas, além de identificar e diferenciar produtos e serviços, são capazes de estabelecer vínculos afetivos com seus públicos. No aspecto visual, as marcas manifestam sua identidade por meio de diversos elementos expressivos, entre eles o identificador visual nominativo (logotipo) e simbólico (símbolo, cor e grafismo). Neste artigo, foram analisadas quatro marcas populares e com décadas de existência, que utilizam a figura do idoso como elemento simbólico da identidade, figura que passou por sucessivos redesenhos a fim de causar um rejuvenescimento na imagem de marca - processo que pode ser denominado como efeito Benjamin Button (efeito BB).Downloads
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Publicado
2013-06-21
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Seção
Artigos
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Como Citar
Efeito Benjamin Button: a figura do idoso na representação da identidade de marcas contemporâneas. Signos do Consumo, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 50–69, 2013. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v5i1p50-69. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/70464.. Acesso em: 4 maio. 2024.