Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro

Autores

  • Eneus Trindade Universidade de São Paulo
  • Daniel Dubosselard Zimmermann Faculdade Cásper Líbero
  • Karla Meira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033

Palavras-chave:

Moda, Aplicativos, Mediações, Algoritmos, Consumo sustentável

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa Mediações algorítmicas na cultura de consumo material: funcionalidades e lógicas midiatizadoras em aplicativos de alimentos e moda, e traz o mapeamento e descrição de funções, na perspectiva da instituição de lógicas para o consumo em aplicativos (App) de moda brasileiros (Moda IT, Make You, Enjoei, LOC e Roupa Livre). Identificamos Apps de consumo de moda sobre compra, orientação de vestuário, tendências de consumo, moda sustentável e interações programadas. Metodologicamente descrevemos utilidades, funcionalidades e interações com usuários. Antevimos futuros novos estudos sobre tendências do consumo de moda, enfatizando o que se manifesta como tendência nos Apps estudados para o campo da moda em plataformas digitais, em interface com a sustentabilidade, tema que ainda tem percurso a ser consolidado.

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Biografia do Autor

  • Eneus Trindade, Universidade de São Paulo

    Professor titular da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2003) com pós-doutorado em Antropologia Visual pela Universidade Aberta de Portugal (2009). Bolsista PQ2 CNPq e Coordenador do PROCAD/Capes Comunicação e Mediações. Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP (2012), estágio pós-doutoral na condição de professor convidado para a Chair Numeratie Publicitaire au CELSA Sorbonne Universités Paris – FR (1S/2018) Projeto TransNum.

  • Daniel Dubosselard Zimmermann, Faculdade Cásper Líbero

    Professor da graduação da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2022). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Cásper Líbero (2006). Pesquisador do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo. Pesquisador do CECORP – Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas.

  • Karla Meira, Universidade de São Paulo

    Doutoranda em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo – PPGCOM ECA/USP. Bolsista nível doutorado (Capes). Mestre em Ciências da Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2021). Pesquisadora do GESC3 – Grupo de Estudos Semióticos em Comunicação, Cultura e Consumo.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

Mediações algorítmicas em aplicativos de moda: lógicas publicitárias, funcionalidades e sustentabilidade no contexto brasileiro. Signos do Consumo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. e205033, 2022. DOI: 10.11606/issn.1984-5057.v14i2e205033. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/signosdoconsumo/article/view/205033.. Acesso em: 26 abr. 2024.