A utopia do harém: representações do harém nas cartas persas de Montesquieu e em Nasci num Harém de Fatima Mernissi

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.i1.196276

Palavras-chave:

despotismo, harém, agencialidade , olhar

Resumo

O harém tem vindo a ser, há muito, retratado como representativo do Oriente no imaginário Ocidental. Para alguns, é um lugar de despotismo e de opressão (feminina) e, para outros, uma utopia feminista de liberdade e proteção feminina. Este ensaio analisa duas obras fundamentais com enfoque no harém: as Cartas Persas, de Montesquieu (séc. XVIII) e Nasci num Harém, de Fatima Mernissi (séc. XX). O ensaio desenvolverá uma leitura comparatista e exploratória dos haréns representados nestas obras, focando-se, especificamente, nas temáticas da agência e poder, partindo dos conceitos de poder despótico, agência feminina e agência autoral e o olhar.

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Biografia do Autor

  • Maria Francisca Bacelar Begonha de Alvarenga, Universidade de Lisboa. Faculdade de Letras. Centro de Estudos Comparatistas

    Francisca B. B. de Alvarenga é Membro em Treino e Bolseira no Centro de Estudos Comparatistas da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL). É estudante no Doutoramento em Estudos Comparatistas na FLUL. O seu projecto de investigação centra-se na representação da figura do fantasma feminino desde o período Victoriano até à contemporaneidade, nas suas formas Neo-Victorianas (tanto na literatura como no cinema), com ênfase no seu potencial Queer e Feminista. Completou o Mestrado na Aarhus University, Dinamarca, em Estudos Interculturais, com uma tese acerca da performance e recepção da identidade bissexual no filme Call Me By Your Name. Completou a sua licenciatura em Artes e Humanidades, com um Major em Estudos Ingleses, na FLUL. As suas principais áreas de investigação são: Estudos Literários, Filmologia, Estudos Queer e LGBTQIA+ e Estudos de Género. 

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Publicado

2024-04-30

Edição

Seção

Dossiê 44: Colonialismo/orientalismo: figuras e figurações do Império em narrati

Como Citar

ALVARENGA, Maria Francisca Bacelar Begonha de. A utopia do harém: representações do harém nas cartas persas de Montesquieu e em Nasci num Harém de Fatima Mernissi. Via Atlântica, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 442–473, 2024. DOI: 10.11606/va.i1.196276. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/196276.. Acesso em: 18 maio. 2024.