Natureza, Romantismo e Espiritualidade na poesia de Helena Kolody, Sigrid Renaux e Marcele Aires
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i24.55316Palavras-chave:
Literatura paranaense, Poesia paranaense, Poesia de autoria feminina, Ecofeminismo, RomantismoResumo
O artigo discute a importância da natureza para a construção de uma identidade feminina na poesia de três autoras paranaenses: Hekena Kolody, Sigrid Renaux e Marcele Aires. Na obra das três poetas, a natureza é muito importante para a espiritualidade do eu-lírico feminino, que busca, por meio de sua contemplação, alcançar uma comunhão com o cosmos. Para isso, a estética do haikai é de extrema importância, especialmente na poesia de Renaux, que compartilha com Kolody a crença romântica nas correspondências universais. Ainda que não exista uma evidente preocupação ambientalista, há em comum uma consciência ambiental e, na poesia de Marcele Aires, evidentes traços de uma postura ecofeminista.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Marciano Lopes Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).