Disrupção imagética: desocidentalizar os corpos, desconstruir a heteronormatividade
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i24.58057Palavras-chave:
Representações da homossexualidade, Heteronormatividade, Cultura brasileira, Cinema brasileiroResumo
A partir de sugestões de Silviano Santiago, no artigo “O homossexual astucioso”, e de Antonio Candido, na “Dialética da malandragem”, busca-se uma articulação entre as componentes transgressivas, multivalentes e desocidentalizantes da cultura brasileira e a desconstrução do padrão dicotômico que regula os papeis de gênero, a sexualidade e as representações do corpo homossexual, tal como proposta em dois filmes brasileiros, o Madame Satã (2002), do diretor Karim Aïnouz, e Elvis & Madona (2011) de Marcelo Laffitte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Adriana Pinto Fernandes de Azevedo, Eneida Leal Cunha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).