Literatura e/ou educação
DOI:
https://doi.org/10.11606/va.v0i28.98649Palavras-chave:
leitor, experiência, educação, ensino de literatura, crítica literáriaResumo
Em artigo publicado por Milton Hatoum (2013) veremos que a crítica literária pode negar a experiência de leitores que se interessam por obras da indústria cultural, o que pode trazer consequências para o campo educacional. Apesar de reforçar a importância da educação, a crítica se exime de um possível papel formativo, com avaliações superficiais de livros, que podem ser transferidas ao leitor. Assim, um discurso pautado pela junção de literatura e educação revela, nas entrelinhas, uma oposição entre os termos, em que se opta pela literatura sem reconhecer que ela própria fica fragilizada sem a existência de um público leitor mais amplo.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Patricia Trindade Nakagome
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).