UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS

Autores

  • Ana Lúcia Silva Souza Universidade Federal da Bahia (UFBA)

DOI:

https://doi.org/10.11606/va.v0i18.50749

Palavras-chave:

Educação etnicoracial, Lei 10.639/03, currículo escolar, conscientização

Resumo

O ARTIGO ABORDA AS IMPLICAÇÕES DA SANÇÃO DA LEI 10.639/03 QUE ALTEROU A LEI DE DIRETRIZES E BASES (LDB), TORNANDO OBRIGATÓRIA A INCLUSÃO DA “HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA” NOS SISTEMAS DE ENSINO BRASILEIRO, E INSTITUINDO NO CALENDÁRIO ESCOLAR O DIA 20 DE NOVEMBRO COMO O DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA. ANALISAREMOS COMO, NESTE NOVO CENÁRIO, A ESCOLA – EMBORA NÃO A ÚNICA – SE TORNA A INSTITUIÇÃO CHAVE PERANTE OS AVANÇOS E DESAFIOS DE UMA RESTRUTURAÇÃO CURICULAR FUNDAMENTAL PARA O EFETIVO RECONHECIMENTO DAS DIVERSIDADES E A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL NO BRASIL.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

SOUZA, Ana Lúcia Silva. UM OLHAR SOBRE A REEDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS. Via Atlântica, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 125–132, 2010. DOI: 10.11606/va.v0i18.50749. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/viaatlantica/article/view/50749.. Acesso em: 30 abr. 2024.