Por outras e outros Ocañas que merecemos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.168934

Palavras-chave:

Ocaña, Rituais, Religiosidade, Gênero, Sexualidade

Resumo

O texto privilegia uma leitura pouco explorada da obra do artista espanhol José Pérez Ocaña. Ao invés de destacar o artista como um precursor do queer na Espanha, o artigo enfatiza a importância da cultura e da religiosidade da Andaluzia na obra de Ocaña, em especial os seus elementos ritualísticos, por meio dos quais ele questiona as normas de gênero e sexualidade e os próprios ritos religiosos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Leandro Colling, Universidade Federal da Bahia

    Leandro Colling é professor permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e integrante do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCuS).

  • Assumpta Sabuco Cantó, Universidade de Sevilha

    Assumpta Sabuco Cantó é professora de Antropologia da Universidade de Sevilha, na Espanha.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

ALIAGA, Juan Vicente. El arte contaminante. Apuntes sobre Ocaña en el contexto artístico español. In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018. pp. 15-32.

ARÁN, Márcia. Psicanálise e feminismo. Cult, São Paulo, [s. d.]. Disponível em https://revistacult.uol.com.br/home/psicanalise-e-feminismo/. Acesso em: 24 jan. 2020.

ARTEAGA, José Antonio Ramos. Función interrumpida: Ocaña, a escena! In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018. pp. 121-142.

COLLING, Leandro. Que os outros sejam o normal: tensões entre movimento LGBT e ativismo queer. Salvador: EDUFBA, 2015.

COLLING, Leandro. A convivência intercultural e a diversidade sexual e de gênero. Observatório Itaú cultural, v. 1, pp. 157-164, 2020.

CRIMP, Douglas. El Warhol que merecemos: estudios culturales y cultura queer. In CRIMP, Douglas. Posiciones críticas: ensayos sobre las políticas de arte y la identidad. Madrid: Akal, 2005. pp. 157-174.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Felix. O que é a filosofia? 2. ed. São Paulo: 34, 1993.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: 34, 2010.

EXPÓSITO, Alfredo Martínez. Arcadia y acracia: la aportación libertaria de Ocaña a Manderley, de Jesús Garay. In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018. pp. 101-119.

EXTRAÑA forma de vida: una conversasión com Nazario. In ALIAGA, Juan Vicente. Ocaña: 1973-1983: acciones, actuaciones, activismo. Barcelona: Polígrafa, 2011. pp. 198-207.

GASPAR, Víctor Mora. Identidad y resistencia como relato de vida: memoria de un contracuerpo en la España de los 70. In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018. pp. 33-52.

HEMEROTECA. Ocaña en palma (del contestatario constante). Archivo Ocañí, Barcelona, [s. d.]. Disponível em: https://larosadelvietnam.blogspot.com/2018/04/ocana-en-palma-del-contestatario.html. Acesso em: 24 jan. 2020.

HERNÁNDEZ, Fernando. Alberto Cardín sobre Ocaña: donde termina Barcelona. In ALIAGA, Juan Vicente. Ocaña 1973-1983: acciones, actuaciones, activismo. Barcelona: Polígrafa, 2011. pp. 172-195.

INGENSCHAY, Dieter. Ocaña, Marilyn y la provocación queer del estalinismo: Ocaña, der engel der in der qual singt de Gérard Courant. In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018.

pp. 85-99.

JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018.

LABRADOR, German. Culpables por la literatura: imaginación política y contracultura en la transición española (1968-1986). Madrid: Akal, 2017.

MIRA, Alberto. Retrato de dos artistas en transición: Ocaña visto por Ventura Pons. In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018. pp. 67-84.

MORENO, Isidoro. Andalucía: identidade y cultura: estudios de antropología andaluza. Madrid: Ágora, 1993.

NARANJO FERRARI, José. Identidades femeninas del travestismo “Ocañí”: iconografía e influencias de la mujer andaluza en la producción artística de Ocaña. Estúdio, Lisboa, v. 6, n. 12, pp. 207-216, 2015. OCAÑA em “terenci a la fresca” (1982). [S. l.: s. n.], 2019. 1 vídeo (24 min.). Publicado pelo canal La rosa del Vietnam. Disponível em: https://www.

youtube.com/watch?v=VBDu2pEpLLY&t=147s. Acesso em: OCAÑA y Euskadi #3 (de travestis, quinquis, anarcos y etarras). Archivo Ocañí, Barcelona, [s. d.]. Disponível em: https://larosadelvietnam.blogspot.com/2011/12/ocana-y-euskadi-3-travestis-quinquis.html. Acesso em: 24 jan. 2020.

OH-KAÑA. Quimera Rosa, Barcelona, [s. d.]. Disponível em: https://quimerarosa.net/ohkana/. Acesso em: 20 mar. 2020.

PERALTA, Jorge Luis. Santa Ocaña, o cómo contar una vida queer. In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018. pp. 143-163.

PRECIADO, Paul. La Ocaña que merecemos: campceptualismo, subalternidade y políticas performativas. In ALIAGA, Juan Vicente. Ocaña 1973-1983: acciones, actuaciones, activismo. Barcelona: Polígrafa, 2011. pp. 72-169.

PRECIADO, Paul. Manifesto contrassexual. São Paulo: n-1 edições, 2014.

RODRÍGUEZ, Fernando López. Ocaña: tradición sin tradicionalismo. In JIMÉNEZ, Rafael Mérida (org). Ocaña: voces, ecos y distorsiones. Barcelona: Bellaterra, 2018, pp. 53-66.

ROMERO, Pedro G. Ocaña: el ángel de la histeria. In ALIAGA, Juan Vicente. Ocaña 1973-1983: acciones, actuaciones, activismo. Barcelona: Polígrafa, 2011. pp. 12-71.

SAIZ, Eva. Arranca el juicio por la ‘procesión del coño insumiso’ del 1 de mayo de 2014. El País, Madrid, 4 out. 2019. Disponível em: https://elpais.com/politica/2019/10/03/actualidad/1570091358_434950.html. Acesso 20 abr. 2020.

SONTAG, Susan. Notas sobre o camp. In SONTAG, Susan. Contra a interpretação. Porto Alegre: L&PM, 1987. pp. 318-337.

VERA, Nazario Luque. La vida cotidiana del dibujante underground. Barcelona: Anagrama, 2016.

WYNN, María José. Ocaña, pinturas. Madrid: MEAC, 1985.

YLLA, J. Luto en las ramblas por la muerte de Ocaña. Diario de Barcelona, Barcelona, 20 set. 1983, p. 32.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Por outras e outros Ocañas que merecemos. (2021). ARS (São Paulo), 19(41), 265-305. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.168934