Um cinema concreto: os filmes do Fluxus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178707

Palavras-chave:

Fluxus, Cinema experimental, Não composição

Resumo

Este artigo pretende discutir o conjunto de filmes realizados nos anos 1960 pelos artistas do Fluxus, sob a orientação de George Maciunas. O texto defende a hipótese de que os filmes do grupo representam uma entrada privilegiada para compreender a ruptura histórica com o paradigma compositivo do cinema de vanguarda. O artigo propõe uma interpretação do cinema do Fluxus a partir da história da arte, segundo uma análise que aprecia os filmes do coletivo em relação ao seu contexto histórico de produção e exibição.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hermano Callou, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Hermano Callou é doutor em Comunicação e Cultura pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atua como pesquisador e curador independente e como crítico de cinema na Revista Cinética.

Referências

ADRIANO, Carlos; VOROBOW, Bernardo. Peter Kubelka: a essência do cinema. São Paulo: Editora Babushka, 2002.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Volume 1: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.

BORDWELL, David; THOMSON, Kristin. Film History: An Introduction. Nova York: McGraw-Hill, 2003.

BOVIER, François. Du cinéma à l'intermedia: autour de Fluxus. Décadrages. n. 21-22, 2012.

BRECHT, George. Dez Regras (Não Há Regras). In SALLES, Evandro (coord.). O que é Fluxus? O que não é! O Porquê. Brasília: CCBB, 2002.

CAGE, John. Silence: Lectures and Writings. Middletown: Wesleyan University Press, 1973.

CAGE, John. Defense of Satie. In KOSTELANETZ, Richard (ed.). John Cage. Nova York, NY: Praeger, 1968.

ENO, Brian. Music for Airports Linear Notes. 1978. Disponível em <http://music.hyperreal.org/artists/brian_eno/MFA-txt.html>. Acesso em: 9 out. 2018.

FRIED, Michael. Art and Objecthood: Essays and Reviews. Chicago: University of Chicago Press, 1998.

GOEHR, Lydia. The Imaginary Museum of Musical Works: An Essay in the Philosophy of Music. Nova York: Oxford University Press, 1992.

GUNNING, Tom. Weaving a Narrative: Style and Economic Background in Griffith's Biograph Films. Quartely Review of Film Studies, inverno, 1981.

GUNNING, Tom. The Cinema of Attractions. Early Film, the Spectator and the Avant-Garde. In: ELSAESSER, Thomas (ed). Early Cinema: Space Frame Narrative. Londres: BFI, 1990.

HANHARDT, John G. (org). A History of the American Avant-Garde Cinema. Nova York: American Federation of Arts, 1976.

HIGGINS, Dick. A Dialectic of Centuries: Notes towards a Theory of New Arts. Nova York: Printed Editions, 1978.

HIGGINS, Hannah. Fluxus Experience. Berkeley, Los Angeles: University of California Press, 2002.

JOSEPH, Branden W. Experimentations: John Cage in Music, Art and Architecture. Nova York: Bloomsbury Academic, 2016.

KAPROW, Allan. O Legado de Jackson Pollock. In COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (orgs.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

KAWAMURA, Sally. Appreciating the Incidental: Mieko Shiomi's “Events”. Women & Performance: a Journal of Feminist Theory, vol. 19, n. 3, novembro 2009.

KOTZ, Liz. Words to Be Looked At: Language in 1960's Art. Cambridge: The MIT Press, 2010.

MACDONALD, Scott. Avant-Garde Film: Motions Studies. Cambridge: Cambridge University Press, 1993.

MACIUNAS, George. Alguns comentários sobre O Cinema Estrutural, de P. Adams Sitney, (Film Culture, n. 47, 1969). In DUARTE, Theo; MOURÃO, Patrícia. Cinema Estrutural. Rio de Janeiro: Caixa Cultural do Rio de Janeiro, 2015.

MACIUNAS, George. George Maciunas: Diagram of Historical Development of Fluxus and Other 4 Dimensional, Aural, Optic, Olfactory, Epithelial, and Tactile Art Forms. Nova York: Primary Information, 2016.

MACIUNAS, George. L'art-distraction Fluxus. In FEULLIE, Nicolas (ed). Fluxus Dixit: une Anthologie, vol.1. Paris: Les Presses du Réel, 2002.

MACIUNAS, George. Neodadá em música, teatro, poesia e belas-artes. In COTRIM, Cecília; FERREIRA, Glória (orgs.). Escritos de Artistas: anos 60/70. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

PAZ, Octavio. Marcel Duchamp ou O Castelo da Pureza. São Paulo: Perspectiva, 2019.

PRITCHETT, James. The Music of John Cage. Cambridge: Cambridge University Press, 1996.

PUDOVKIN, V. I. Film Technique and Film Acting. Nova York: Grove Press, 1960.

RENAN, Shelson. Introduction to the American Underground Film. Nova York: Dutton, 1967.

RICHTER, Hans. Film as an Original Art Form. In SITNEY, P. Adams (org.). Film Culture Reader. Nova York: Cooper Square Press, 2000.

TYLER, Parker. Underground Film. Nova York: Da Capo Press, 1995.

UROSKIE, Andrew. Expanded Cinema and Postwar Art. London/Chicago: University of Chicago Press, 2014.

VERRONE, William E. B. The Avant-Garde Feature Film: A Critical History. Jefferson: McFarland, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar