Museus em retirada: até onde vai o pluralismo das instituições?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188126

Palavras-chave:

Philip Guston, Black Lives Matter, Museus

Resumo

Em 21 de setembro de 2020, a exposição itinerante “Philip Guston Now” foi adiada nos Estados Unidos e na Inglaterra. O artigo tenta entender as razões da reação e a dificuldade das instituições de enfrentar as contradições apontadas pelos novos movimentos sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Tiago Mesquita , Universidade de São Paulo

    Tiago Mesquita é crítico de arte e professor de história da arte. Doutor em Filosofia pela Faculdade Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), já publicou em periódicos como Novos Estudos Cebrap, Revista Fevereiro, Folha de S. Paulo e O Público (Lisboa). É autor dos livros Rodrigo Andrade: Resistência da matéria e Paulo Monteiro. Atualmente é professor temporário no Departamento de Artes Plásticas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Referências

ADORNO, Theodor. Crítica Cultural e Sociedade. In ADORNO, Theodor. Prismas / trad. Agustin Wernet e Jorge Matos de Almeida. São Paulo: Editora Ática, 2001.

ALEXANDER, Jeffrey C. A tomada do palco: performances sociais de Mao Tsé-Tung a Martin Luther King, e a Black Lives Matter hoje. Revista Sociologias, Porto Alegre, ano 19, n. 44, jan-abr 2017, pp. 198-264.

BARAT, Charlotte; ENGLISH, Darby. Among Others. Nova York: The Museum of Modern Art, 2019.

BURNETT, Craig. Philip Guston: The Studio. Londres: Afterall Books, 2014.

D’SOUZA, Aruna. Whitewalling: Art, Race & Protest in 3 Acts. Nova York: Badlands Unlimited, 2018.

FREELON, Deen; McILWAIN, CharltonD.; CLARK, Meredith D. Beyond the Hashtags: #Ferguson, #Blacklinesmatter, and the Online Struggle for Offline Justice. Center for Media and Social Impact, School of Communication, American University, Washington D.C., 29 fev. 2016. Disponível em: http://www.cmsimpact.org/sites/ default/files/beyond_the_hashtags_2016.pdf. Acesso em: 17 jul. 2016.

GATES, JR., Henry Louis. The Image of the Black in Western Art. Cambridge: Belknap Press, 2010.

GODFREY, Mark. Jewish Image Maker. In GUSTON, Phillip. Philip Guston Now. Nova York: Distributed Art Publishers, 2020, pp. 193-203.

GREENBERGER, Alex. Controversial Philip Guston Show Postponement Met with Shock and Anger from Art Community. Artnews, 28 set. 2020. Disponível em: https://www.artnews.com/art-news/news/monuments-black-lives-matter- guide-1202690845/. Acesso em: 24 jun. 2021.

KENNEDY, Randy. White Artist’s Painting of Emmett till at Whitney Biennial Draws Protests. The New York Times, 21 mar. 2017. Disponível em: https:// www.nytimes.com/2017/03/21/arts/design/painting-of-emmett-till-at- whitney-biennial-draws-protests.html. Acesso em: 20 jun. 2021.

MAYER, Musa. Philip Guston. Londres: Lawrence King Publishing, 2020.

MUDIMBE, Valentim. A invenção da África: gnose, filosofia e a ordem doconhecimento / trad. Fábio Ribeiro. Petrópolis: Editora Vozes, 2019.

NADEL, Dan. Now you see me. Artforum, vol. 59, n. 04, jan.-fev. 2021.

NAVES, Rodrigo. Philip Guston Now – O pintor e a Ku Klux Kan. São Paulo Review, jan. 2021. Disponível em: http://saopauloreview.com.br/philp- guston-now-o-pintor-e-a-ku-klux-kan/. Acesso em: 20 jun. 2021.

POSNOCK, Ross. Philip Guston. In BARAT, Charlotte; ENGLISH, Darby. Among Others. Nova York: The Museum of Modern Art, 2019.

REED, David. Setting Fire. In GUSTON, Phillip. Philip Guston Now. Nova York, Distributed Art Publishers, 2020.

SAID, Edward W. Orientalismo: O Oriente como invenção do Ocidente / trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SCHWABSKY, Barry. Don’t Hide the Art of Philip Guston: We Should Be Able to Distinguish Racist Imagery from Imagery Depicting Racists. The Nation, 16 a 23 nov. 2020. Disponível em: https://www.thenation.com/article/culture/guston- national-gallery/. Acesso em: 20 jun. 2021.

SLIFKIN, Robert. Out of Time: Philip Guston and the Refiguration of Postwar American Art. Berkeley: University of California Press, 2013.

SLIFKIN, Robert. Ugly Feelings: Philip Guston and white privilege. Artforum, vol. 59, n. 4, jan.-fev. 2021.

STORR, Robert. Philip Guston (Modern Masters Series). Nova York: Cross River Press, 1986.

STORR, Robert. Philip Guston: Hilarious and Horrifying. The New York Review, 8 mar. 2015. Disponível em: https://www.nybooks.com/daily/2015/03/08/ guston-hilarious-and-horrifying/. Acesso em: 20 jun. 2021.

TAYLOR, Keeanga-Yamahtta. #VidasNegrasImportam e libertação negra. E-book. São Paulo: Editora Elefante, 2020.

TOMKINS, Calvin. Troubling Pictures: Why Dana Schutz Painted Emmett Till. The New Yorker, 10 abr. 2017. Disponível em: https://www.newyorker.com/ magazine/2017/04/10/why-dana-schutz-painted-emmett-till. Acesso em: 20 jun. 2021.

VELASCO, Suzana. Ameaças à criação artística e à democracia. In DUARTE, Luísa (org.). Arte, censura, liberdade: reflexões à luz do presente. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.

WARE, Chris. Caricature: Or Guston’s Graphic Novel. The New York Review, 6 fev. 2018. Disponível em: https://www.nybooks.com/daily/2018/02/06/ caricature-or-gustons-graphic-novel/. Acesso em: 20 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Museus em retirada: até onde vai o pluralismo das instituições?. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 359-395. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.188126