Para onde vai a História da Arte?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.191637

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Griselda Pollock, University of Leeds, Reino Unido

    Griselda Pollock é professora de Histórias Sociais e Críticas da Arte e diretora do Centro de Análise Cultural, Teoria e História, na Universidade de Leeds, na Inglaterra.

  • Sônia Salzstein, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Sônia Salzstein é Professora Titular de História da Arte Moderna e Contemporânea e de Teoria da Arte na ECA/USP e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na mesma instituição. Na universidade, organizou cursos e simpósios internacionais, entre os quais o "Simpósio Internacional Picasso: Outros critérios", e cursos de curta duração. Publicou diversos estudos sobre arte moderna e arte e cultura contemporâneas em publicações como Manet/Georges Bataille (2020); Picassian Signs in Transit: Brazilian Art in The 20th Century (2020); Pop Art and Vernacular Culture (2007), Alfredo Volpi (2000), Mira Schendel/No vazio do mundo (1997), além de ter organizado Diálogos com Iberê Camargo (2003) e a coletânea Matisse/Imaginação, erotismo, visão decorativa (2009). Entre 2006 e 2010, trabalhou como editora na Cosac Naify, onde dirigiu coleção dedicada à arte moderna e contemporânea. É editora da revista Ars, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.

Referências

AANTAL, Frederick (Frigyes). Remarks on the Method of Art History. (1949). In ANTAL, Frederick. Classicism and Romanticism: With Other Studies in Art History. Londres: Harper and Row, 1973, pp. 175-189.

ARENDT, Hannah. As origens do totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

BARKER, Sheila. Women Artists and Their Contended Place in Public History, Art Herstory. 14 abr. 2020. Disponível em: https://artherstory.net/the-politics- of-exhibiting-female-old-masters/. Acesso em: 21 jun. 2021.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.

BENJAMIN, Walter. Pequena história da fotografia. In BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Editora Brasiliense, 1987, vol. 1, pp. 91- 107.

BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. Edição crítica / org. e trad. Adalberto Müller e Márcio Seligmann-Silva. São Paulo: Alameda, 2020.

BIDDICK, Kathleen. The Typological Imaginary: Circumcision, Technology, History. Filadélfia: University of Pennsylvania Press, 2003.

BROUDE, Norma; GARRAD, Mary. An Exchange on the Feminist Critique of Art History, Art Bulletin 71, no. 1 (março 1989), pp. 124-27.

BUDER, Cornelia et al. WACK! Art and the Feminist Revolution. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007.

DE LAURETIS, Teresa. Sexual Indifference and Lesbian Representation, Theatre Journal AO, n. 2, 1988, pp. 155-177, reimpresso em DE LAURETIS, Teresa. Figures of Resistance: Essays in Feminist Theory. Urbana: University of Illinois Press, 2007, pp. 48-71.

ETTINGER, Bracha. Fascinance and the Girl-to-m/Other Matrixial Feminine Difference. In POLLOCK, Griselda (ed.). Psychoanalysis and the Image: Transdisciplinary Perspectives. Boston: Blackwell, 2006, pp. 60-93.

ETTINGER, Bracha. Fragilization and Resistance. In ETTINGER, Bracha. Fragilization and Resistance. Helsinque: Finnish Academy of Fine Arts, 2009, pp 97-134.

FEDERICI, Sylvia. Calibã e a bruxa: mulheres, corpo e acumulação primitiva. São Paulo: Editora Elefante, 2017.

FOSTER, Hal. Postmodernism: A Preface. In FOSTER, Hal. The Anti- Aesthetic: Essays on Postmodern Culture. Port Townsend, Wash.: Bay Press, 1983, pp. IX-XVI.

FREUD, Sigmund. Femininity. (1933). In FREUD, Sigmund. New Introductory Lectures on Psychoanalysis, Penguin Freud Library, vol. 2. Harmondsworth, Reino Unido: Penguin Books, 1973, pp 145-169.

FREUD, Sigmund. The Uncanny ("Das Unheimliche"). (1919). In FREUD, Sigmund. Art and Literature, Penguin Freud Library, vol. 14. Harmondsworth, Reino Unido: Penguin Books, 1990, pp. 339-376.

FREUD, Sigmund. Leonardo da Vinci and a Memory of His Childhood. In FREUD, Sigmund. Art and Literature, Penguin Freud Library, vol. 11. Harmondsworth, Reino Unido: Penguin Books, 1990, pp. 63-137.

FREUD, Sigmund. Obras completas. Volume 14 - História de uma neurose infantil (‘O Homem dos lobos”), Além do princípio do prazer e outros textos [1917-1920]. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

HARTMANN, Heidi. The Unhappy Marriage of Marxism and Feminism: Towards a More Progressive Union, Capital and Class 3, n. 2, 1979, pp. 1-33.

HEMMINGS, Claire. Why Stories Matter: The Political Grammar of Feminist Theory. Durham, N.C.: Duke University Press, 2010.

KOFMAN, Sarah. The Childhood of Art / trans. Winifred Woodhull. Nova York: Columbia University Press, 1988.

KRAUSS, Rosalind. The Optical Unconscious. Cambridge, Mass.: MIT Press, 1994.

LAPLANCHE, Jean. Notes on Afterwardness. In LAPLANCHE, Jean. Essays on Otherness. Londres: Routledge, 1999, pp. 260-265.

LAPLANCHE, Jean; PONTALIS, Jean-Bertrand Lefebvre. Vocabulário de psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2016.

LEVY, Evonne. The Political Project of Wölfflin's Early Formalism, October, n. 139 (inverno 2012), pp. 39-58.

NELSON, Robert. The Map of Art History, Art Bulletin 79, n. 1, 1997, pp. 28-40.

NOCHLIN, Linda. Why have there been no great women artists. In NOCHLIN, Linda. Women, Art and Power and Other Essays. Boulder, Colorado: Westview Press, 1989, pp. 145-178.

PARKER, Rozsika; POLLOCK, Griselda. Old Mistresses: Women, Art and Ideology. Londres: Routledge, Kegan Paul, 1981; reimpressão, Londres: Pandora Books, 1993; Londres: I. B. Tauris, 2013.

PETERSON, Thalia Gouma; MATHEWS, Patricia. The Feminist Critique of Art, Art Bulletin 63, n. 9, 1987, pp. 326-57.

POLLOCK, Griselda. Artists, Mythologies and Media: Genius, Madness and Art History, Screen 21, n. 3, 1980, pp. 57-96.

POLLOCK, Griselda. Avant-garde Gender and the Colour of Art History. Londres: Thames and Hudson, 1993.

POLLOCK, Griselda. Generations and Geographies: The Politics of Theory and the Histories of Art, Genders, n. 17 (outono 1993), pp. 97-120, reimpresso em POLLOCK, Griselda (ed). Generations and Geographies in the Visual Arts: Feminist Readings. Londres: Roudedge, 1996, pp. 3-21.

POLLOCK, Griselda. Agency and the Avant-Garde: Studies in Authorship by Way of Van Gogh, Block 15, 1989, pp. 5-15, reimpresso in ORTON, Fred; POLLOCK, Griselda. Avant-Gardes and Partisans Reviewed. Manchester, Reino Unido.: Manchester University Press, 1996, 315-4.

POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and the Writing of Art's Histories. Londres: Roudedge, 1999.

POLLOCK, Griselda. Vision and Difference: Feminism, Femininities and the Histories of Art (1988; edição clássica com novo prefácio). Londres: Routledge, 2003.

POLLOCK, Griselda. Encounters in the Virtual Feminist Museum: Time, Space and the Archive. Londres: Routledge, 2007.

POLLOCK, Griselda. Unexpected Turns: The Aesthetic, the Pathetic and the Adversarial in the Longue Durée of Art's Histories, Journal of Art Historiography 7, dezembro 2012a.

POLLOCK, Griselda. Saying No! Profligacy versus Austerity, or Metaphor against Model in Justifying the Arts and Humanities in the Contemporary University, European Journal of Popular Cultured, n. 1, 2012b, pp. 87-104.

POLLOCK, Griselda. Aby Warburg and 'Thinking Jewish' in Modernity. In PICARD, Jacques et. al. Thinking Jewish Modernity. Basiléia: University of Basel Press, 2013a.

POLLOCK, Griselda. After-Affects/ After-images: Trauma and Aesthetic Transformation in the Virtual Feminist Museum. Manchester, Reino Unido: Manchester University Press, 2013b.

POLLOCK, Griselda. From Horrorism to Compassion: Refacing Medusan Otherness with Adriana Cavarero and Bracha Ettinger. In POLLOCK, Griselda (ed.). Visual Politics of Psychoanalysis: Art & the Image in Post-Traumatic Cultures. Londres: I. B. Tauris, 2013c, pp. 159-198.

RAMPLEY, Matthew et al. Art History and Visual Studies in Europe: Transnational Discourses and National Frameworks. Leiden: Brill, 2012.

REILLY, Maura; NOCHLIN, Linda. Global Feminisms: New Directions in Contemporary Art. Nova York: Merrell, 2007.

SCHADE, Sigrid. Schadenzauber und die Magie des Körpers: Hexenbilder der frühen Neuzeit. Worms: Werner, 1983.

SCHAPIRO, Meyer. A natureza da arte abstrata. In SCHAPIRO, Meyer. A arte moderna: séculos XIX e XX. Ensaios escolhidos. São Paulo: EDUSP, 2010, pp. 251-276.

SILVERMAN, Kaja. The Fantasy of the Maternal Voice. In SILVERMAN, Kaja. The Acoustic Mirror: The Female Voice in Psychoanlaysis and Cinema. Bloomington: Indiana University Press, 1988, pp. 119-124.

SILVERMAN, Max; POLLOCK, Griselda (eds.). Concentrationary Imaginaries: Tracing Totalitarian Violence in Popular Culture. Londres, Nova York: I.B. Tauris, 2015.

SPIVAK, Gayatri Chakravorty. Death of a Discipline. Nova York: Columbia University Press, 2003.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Textos escolhidos - Histórias da arte sem lugar

Como Citar