Mulheres, arte e poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.192874

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Linda Nochlin

    Linda Nochlin formou-se pelo Vassar College, em 1951, e defendeu seu mestrado sobre literatura inglesa do século XVII na Universidade de Columbia, em 1952. Ingressou no doutorado em história da arte no Institute of Fine Arts da New York University com tese sobre a obra de Gustave Courbet. Traduzido em língua portuguesa, o texto “Por que não existiram grandes artistas mulheres?”, publicado em 1971, é comumente considerado o marco da escrita feminista em história da arte. O livro Mulheres, arte e poder e outros ensaios reúne o trabalho de quase 20 anos de produção da autora acerca desse escopo. Nochlin também lecionou em diversas universidades norte-americanas, como Vassar College, Columbia, Stanford, Williams, Hunter College e The City University of New York. Faleceu em 2017, aos 86 anos de idade.

  • Leonardo Nones, Universidade de São Paulo (USP), Brasil

    Leonardo Nones é doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAV-ECA/USP), na área de História, Teoria e Crítica, e graduando em Filosofia pela mesma universidade (FFLCH/USP). Traduziu textos da crítica e historiadora de arte Rosalind Krauss, como “Arte na era da condição pós-meio” (1999), “Reformulando o meio” (1999) e “A lógica cultural do museu tardo-capitalista” (1990). Integra a equipe que organizou o número Histórias da arte sem lugar e é assistente editorial da revista Ars.

Referências

ART JOURNAL, new series, n. 4, 1858.

ART JOURNAL, new series, n. 3, 1857.

BARR, Pat. The Memsahibs: The Women of Victorian India. London: Seeker and Warburg, 1976.

CHAMBOREDON, Jean-Claude. Peintures des rapports sociaux et invention de l'éternel paysan: Les deux manières de Jean-François Millet. Actes de la recherche et sciences sociales, n. 17-18, novembro de 1977, pp. 6-28.

CLARK, T. J. The Painting of Modern Life: Paris in the Art of Manet and His Followers. Nova York: Knopf, 1985.

CLAYSON, Hollis. Avant-Garde and Pompier Images of 19th Century French Prostitution: The Matter of Modernism, Modernity and Social Ideology. In BUCHLOH, Benjamin H. D.; GUILBAUT, Serge; SOLKIN, David Solkin (eds.). Modernism and Modernity – The Vancouver Conference Papers. Nova Scotia: Nova Scotia College of Art and Design, 1983.

DAVIS, Natalie Zemon. Woman on Top. In DAVIS, Natalie Zemon. Society and Culture in Early Modem France. Stanford, Califórnia: Stanford University Press, 1975, pp. 124-151.

FORSTER-HAHN, Françoise. Kaethe Kollwitz, 1867-1945: Prints, Drawings, Sculpture. Catálogo da exposição. Riverside, California: University Art Galleries, 1978.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 1: A vontade de saber / trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro e São Paulo: Editora Paz e Terra, 2019.

FRENCH PAINTING, 1774-1830: The Age of Revolution. Grand Palais, Paris, 1974-75; Detroit Institute of Arts, 1975; Metropolitan Museum of Art, Nova York, 1975, n. 18.

GRULLY, Paul de. Le Droit de glanage: Patrimonie des pauvres. Ph.D, Faculdade de Direito, University of Montpellier, 1912.

KÄTHE KOLLWITZ. Catálogo de exposição, Frankfurter Kunstverein, 2ª ed., Frankfurt, 1973.

KIST, Jan Rie. Honoré Daumier, 1808-1879. Catálogo da exposição, National Gallery of Art, Washington, 1979, n. 58.

KROKER, Arthur; COOK, David. Parsons’ Foucault. In KROKER, Arthur; COOK, David. The Postmodern Scene: Excremental Culture and Hyper-Aesthetics. Nova York: St. Martin’s Press, 1986.

LEITH, James A. Images of the Commune. Montreal e Londres: McGill Queens Univ Press, 1978.

MACKENZIE, Midge (ed.). Shoulder to Shoulder: A Documentary. Nova York: Knopf, 1975.

MACDONALD, Stuart. The History and Philosophy of Art Education. Londres: University of London Press, 1970.

MALLARMÉ, Stéphane. Oeuvres complètes / ed. H. Mondor e G. Jean-Aubry. Paris: Gallimard, 1945.

MCDOUGALL, Richard. Delmore Schwartz. Nova York: Twayne, 1974.

MEIER-GRAEFE, Julius. Édouard Manet. Munique, 1912.

MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen 16, n. 3, outono de 1975, pp. 6-18.

NAGEL, Otto. Kaethe Kollwitz / trad. para o inglês S. Humphries. Greenwich: New York Graphic Society, 1971.

NEAD, Lynda. Myths of Sexuality: Representations of Women in Victorian Britain. Londres: Basil Blackwell, 1988.

NICHOLSON, Linda. Feminism and Marx: Integrating Kinship with the Economic. In BENHABIB, Seyla; CORNELL, Drucilla (eds.) Feminism as Critique: On the Politics of Gender in Late-Capitalist Society. Minneapolis: Polity Press, 1987.

NOCHLIN, Linda. Women, Art and Power, and Other Essays. Nova York: Routledge, 2018.

NOCHLIN, Linda. Women, Art and Power. Nova York: Westview Press, 1988.

NOCHLIN, Linda. The Imaginary Orient. Art in America, n. 71, maio de 1983, pp. 118-131.

NOCHLIN, Linda. A Thoroughly Modern Masked Ball. Art in America, n. 71, novembro, 1983b, pp. 188-201.

NOCHLIN, Linda. The Cribleuses de blé: Courbet, Millet, Breton, Kollwitz and the Image of the Working Woman. In GAILWITZ, Klaus; HERDING, Klaus (eds.). Malerei und Theorie: Das Courbet-Colloquium, 1979. Frankfurt-am-Main: Städtische Galerie im Städelschen Kunstinstitut, 1980, pp 49-74.

NOEL-PATTON, Margaret Hamilton. Tales of a Granddaughter. Elgin: Moravian Press, 1970.

PARSONS, Talcott. Sociological Theory and Modem Society. Nova York: Free Press, 1967.

PARSONS, Talcott. Politics and Social Structure. Nova York: Free Press, 1969.

PARTURIER, Françoise. Intellectuelles (Bas Bleus et Femmes Socialistes). Paris: Editions Vilo-Paris, 1974.

RENTMEISTER, Caecillia. Daumier und das hässliche Geschlecht. In DAUMIER und die ungelösten Probleme der bürgerlichen Gesellschaft. Catálogo de exposição. Berlin: Schloss Charlottenburg, 1974, pp. 57-79.

REWALD, Sabine. Balthus. Nova York: Metropolitan Museum of Art e Harry N. Abrams, 1984.

RIFKIN, Adrian. No Particular Thing to Mean. Block 8, 1983, pp. 36-45.

ROSE, Jacqueline. Sexuality in the Field of Vision. In ROSE, Jacqueline. Sexuality in the Field of Vision. London: Verso, 1986.

ROSENBLUM, Robert. Transformations in Late Eighteenth Century Art. Princeton: Princeton University Press, 1967.

SAID, Edward. Orientalism. Nova York: Pantheon Books, 1978.

SCHAPIRO, Meyer. The Image of the Disappearing Christ: The Ascension in English Art Around the Year 1000. Gazette des Beaux-Arts, março de 1943, pp. 135-152.

SPECTOR, Jack. Delacroix: The Death of Sardanapalus (Art in Context). Nova York: Viking, 1974, pp. 80-83.

THE NEW PAINTING: Impressionism, 1874-1866. Catálogo de exposição, Museu de Belas Artes de São Francisco e Galeria Nacional de Arte, Washington, DC, 1986.

TICKNER, Lisa. The Spectacle of Women: Imagery of the Suffrage Campaign, 1907-14. Chicago: University of Chicago Press, 1988.

TICKNER, Lisa. Sexuality and/in Representation: Five British Artists. In LINKER, Kate; WEINSTOCK, Jan (org.). Difference: On Representation and Sexuality. Catálogo de exposição, Nova York, New Museum of Contemporary Art, 1985.

YELDHAM, Charlotte. Women Artists in Nineteenth-Century France and England. Nova York e Londres: Garland, 1984.

WOLLEN, Peter, Counter-Cinema and Sexual Difference. In LINKER, Kate; WEINSTOCK, Jan (org.). Difference: On Representation and Sexuality, catálogo da exposição, Nova York, New Museum of Contemporary Art, 1985.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro e São Paulo: Editora Paz e Terra, 2018.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Edição

Seção

Textos escolhidos - Histórias da arte sem lugar