Projeto Resenhas 2017

2017-09-18

A Cadernos de Campo, revista dos alunos do programa de pós-graduação em Antropologia Social da USP torna pública a chamada para interessadas e interessados em contribuir com a publicação de resenhas de títulos selecionados pela Comissão do Projeto resenhas 2017. O projeto tem como interesse democratização do acesso ao conhecimento e fomentar o debate no campo das Ciências Sociais e, sobretudo, da Antropologia a partir da divulgação de obras publicadas no Brasil e no exterior e a leitura crítica dessa produção recente.

Acompanhando o formato e a proposta anteriormente apresentada por outras revistas e em uso também pela Cadernos de Campo nos últimos números, a participação é aberta a todas e todos que tenham interesse nos títulos disponibilizados pela revista. A seleção de resenhistas adotará como critério a afinidade temática entre interesses de pesquisa e atividades das candidatas e candidatos a partir da análise do currículo. Também serão considerados aspectos relativos à titulação e vinculação institucional no sentido de privilegiar uma maior diversidade na composição do corpo de resenhistas.

A participação neste edital é facultada a todas e todos que se sintam interessadas em contribuir com a revista e estejam de acordo com as normas expressas no termo geral incorporado abaixo. Interessados poderão inscrever-se no período entre as 09h do dia 18 de setembro e 23h59 do dia 23 de setembro através de formulário online disponível AQUI.

O resultado da seleção será publicado até o dia 02 de outubro de 2017 através do portal da revista  e do perfil nas redes sociais. Resenhistas selecionadas ou selecionados deverão enviar o termo de compromisso no prazo de até 5 dias após a divulgação do resultado através do e-mail conforme apresentado nos termos gerais de participação abaixo.

As pessoas selecionadas deverão se comprometer a submeter a resenha do título indicado até o dia 17 de dezembro de 2017 através do perfil de autor/a no portal da revista. As resenhas, se aceitas, serão publicadas no número 26, no primeiro semestre de 2018.

Quaisquer dúvidas podem ser encaminhadas através do e-mail da revista cadcampo@gmail.com

 

Acesso o formulário de inscrição AQUI

 

TERMOS GERAIS DE PARTICIPAÇÃO

Ao se inscrever neste edital as candidatas e os candidatos devem aceitar os seguintes termos gerais de participação:


1. Após divulgação dos resultados as/os resenhistas selecionadas/os deverão encaminhar por e-mail cópia digitalizada de termo de compromisso, devidamente preenchido e assinado, no prazo de até 5 dias úteis. Caso não encaminhe o documento neste prazo, o livro será automaticamente disponibilizado para outra/o candidata/o. O termo de compromisso está disponível neste LINK.


2. Os livros serão enviados sem custos para a/o resenhista selecionada/o neste edital na modalidade impresso módico. A revista não se responsabiliza por perdas ou extravios. Candidatos selecionados que optem por fazer a retirada pessoalmente na sede da revista na faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP deverão entrar em contato através do e-mail cadcampo@gmail.com para acordar os termos.


3. A/o resenhista se compromete a enviar a resenha exclusivamente à Cadernos de Campo, revista dos alunos do programa de pós-graduação em Antropologia Social da USP, até 17/12/2017. A resenha, elaborada conforme as diretrizes da revista, deverá ser submetida através da plataforma de editoração eletrônica, no endereço: http://revistas.usp.br/cadernsodecampo


4. Em caso de desistência de apresentação da resenha nos prazos acordados, o título deverá ser obrigatoriamente restituído à Comissão Editorial, de modo que possa ser disponibilizado para outros resenhistas, em próximo edital.

5. Todas as submissões são avaliadas por integrantes da Comissão editorial e por pareceristas ad hoc. A submissão não garante automaticamente a publicação no periódico.

 

Títulos Disponíveis

DULLEY, Iracema. Os nomes dos outros: etnografia e diferença em Roy Wagner. São Paulo: Humanitas, 2015.

GIBRAM, Paola. Penkhár: política, parentesco e outras histórias Kaingang. Curitiba: Appris, 2016.

GRAHAM, Richard. Alimentar a cidade: das vendedoras de rua à reforma liberal (Salvador 1780-1860). São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

GREGORI, Maria Filomena. Prazeres Perigosos: erotismo, gênero e os limites da sexualidade. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HANNERZ, Ulf. Explorando a cidade: em busca de uma antropologia urbana. Petrópolis: Vozes, 2015.

HERTZ, Robert. Sociologia Religiosa e Folclore. Petrópolis: Vozes, 2016.

OLIVEIRA, Thiago. Sobre o desejo nômade: pessoa, corpo, cidade e diferença no universo da pegação. Rio de Janeiro: Multifoco, 2017.

RUBIN, Gayle. Políticas do Sexo. São Paulo: Ubu, 2017.

SCHNEIDER, David M. O parentesco americano: uma exposição cultural. Petrópolis: Vozes, 2016.

VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas: histórias de resistência indígena durante a ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo; CAUX, Camila de HEURICH, Guilherme Orlandini; Araweté: um povo tupi da Amazônia. São Paulo: Edições SESC, 2017.

 

 São Paulo, 18 de setembro de 2017