"Que cabelo é esse?”: uma narrativa antropológica em torno das tecnologias capilares afrodiaspóricas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i2pe211206

Palavras-chave:

Identidade, Trancistas e Trançadeiras, Etnografia, Corpo e Cabelo

Resumo

Este texto tem por objetivo discorrer acerca da trajetória de estudos da pesquisadora no campo da Antropologia Social e das Relações Étnico-raciais. Para isso, o artigo descreve os processos de elaborações intelectuais e investigações etnográficas que foram realizados pela pesquisadora durante a realização das pesquisas. O trabalho apresenta as principais preocupações e perguntas que existiram durante a execução das pesquisas. Os temas abordados no texto são os processos de construção da identidade negra a partir do corpo e cabelo e a reivindicação das trabalhadoras conhecidas como trancistas e trançadeiras afro, enquanto uma categoria ocupacional distinta das cabeleireiras/os. os métodos e técnicas de pesquisas utilizados foram: Etnografia, observação participante, entrevistas semiestruturadas, revisão de literatura e levantamento bibliográfico

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Biografia do Autor

  • Luane Bento dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Ciências Sociais pela PUC-Rio. Mestra em Relações Étnico-raciais pelo CEFET. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UERJ. Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela UFF. Docente de Sociologia na Educação Básica. Pesquisadora de Relações Étnico-raciais e Etnomatemática dos penteados trançados. Membra da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros e Negras/  ABPN. Diretora do curta-metragem Memórias Trançadas (2022). Tem experiência nos seguintes temas: Relações étnico-raciais, Antropologia Social, Antropologia  Sociologia o Corpo e Ensino de Ciências Sociais.

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Publicado

2023-12-11

Edição

Seção

Etnografias de bolso

Como Citar

"Que cabelo é esse?”: uma narrativa antropológica em torno das tecnologias capilares afrodiaspóricas. (2023). Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 32(2), e211206. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v32i2pe211206