Tambores de Maracatu de Baque Virado: redes e afetações

Autores

  • Marcel Costa Azeredo Universidade Federal de Itajubá
  • Adilson Silva Mello Universidade Federal de Itajubá
  • Carlos Alberto Máximo Pimenta Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i1pe217130

Palavras-chave:

Cultura, Maracatu, Construtor de tambor, Rede, Artefato

Resumo

Trata-se de reflexão entre os saberes e as dinâmicas da cultura, através das interações promovidas pelo maracatu de baque virado, com ênfase ao construtor de tambor. Justifica-se pela escassa produção acadêmica que coloque o construtor de tambor como foco principal do estudo, com o objetivo de revelar os elementos humanos e não-humanos desse ator e sua complexa rede sociotécnica. Realizou-se um estudo de campo em que contemplam observações de como o artefato impõe ao construtor a formação de uma rede, entrevistas com os atores (o construtor e os compradores dos tambores confeccionados por este) e registros visuais dos artefatos com a perspectiva de dar significações ao tambor. Num esforço de síntese, revelaram-se os elementos que compõem a rede de construtor de tambor (afetações, mediações, agenciamentos e controvérsias), durante os processos de fabricação do artefato considerando a dimensão da geração de renda e suas imposições. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AZEREDO, Marcel Costa. 2023. “Cultura, desenvolvimento e tecnologia: construção e design de tambores e suas redes.” Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologia e Sociedade), Universidade Federal de Itajubá, Minas Gerais.

ALBERNAZ, Lady. S. F.; OLIVEIRA, Jailma. 2015. “Sinfonia de tambores: comunicação e estilos musicais no maracatu nação de Pernambuco”. Revista Anthropológicas,v.26:75102. https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistaanthropologicas/article/view/23906/19459.

BARBOSA, Daniel Silveira de Almeida. 2011. “Acrocomia intumescens e as demais plantas sagradas dos tambores do Maracatu.” Monografia (Monografia em Engenharia Florestal), Universidade Federal de Viçosa, Viçosa.

CUNHA, Maximiliano Wanderley Carneiro da. 2009. O som dos tambores silenciosos: performance e diáspora africana nos maracatus nação de Pernambuco. 2009. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social), Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

FERREIRA, Cleison Leite. 2012. “O espaço dos Maracatus-Nação de Pernambuco: território e representação.” Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade de Brasília, Brasília.

FIALHO, Laís Azevedo. 2017. “O Maracatu-Nação como resistência cultural e religiosa afro-brasileira.” VIII Congresso Internacional de História. XXII Semana de História. https://doi: 10.4025/8cih.pphuem.3598.

FILHO, Juarez Bergmann; BARROS, Thales Gonçalves; 2022. "Atualizações em Processos Artesanais de Construção de Instrumentos Musicais na Luteria". In: Novos Horizontes da Pesquisa em Design: Coletânea de estudos do PPGDesign/UFPR. São Paulo: Blucher,. DOI 10.5151/9786555502312-05.

GUILLEN, Isabel. C. M.; LIMA, Ivaldo. M. de F. 2006. “Os maracatus-nação do Recife e a espetacularização da cultura popular (1960-1990).” Sæculum – Revista de História, n. 14. https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/srh/article/view/11350.

LATOUR, Bruno. 2012. Reagregando o social. Bahia: EDUFBA/Edusc.

LEMOS, André. 2013. A Comunicação das Coisas. São Paulo: Annablume.

LIMA, D. S. L. 2016. “Entre Atos, Rastros e Marcas: uma cartografia de controvérsias sobre design e artesanato.” Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade) - Universidade Federal de Itajubá, Itajubá.

LIMA, Ivaldo Marciano de França. 2014. “As nações de maracatu e os grupos percussivos: as fronteiras identitárias.” Afro-Ásia, Salvador, n. 49: 71-104. https://doi.org/10.1590/S0002-05912014000100003.

LIMA, Ivaldo Marciano de França. 2006. “Maracatu e maracatuzeiros: desconstruindo certezas, batendo afayas e fazendo histórias.” Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

LIMA, Ivaldo Marciano de França; GUILLEN, Isabel Cristina Martins. 2006. “Entre a cultura do espetáculo e a identidade Afro-descendente: os maracatus-nação do Recife.” Tempos Históricos (EDUNIOESTE), v. 09: 169-186. https://doi.org/10.36449/rth.v9i1.8088

MARTINS, Nathália; AVVAD, Ana Paula. 2014. “Análise semiológica da peça maracatu, para piano, de Egberto Gismonti.” In: Simpósio em Práticas Interpretativas, Rio de janeiro.

PIMENTA, Carlos Alberto Máximo; MELLO, Adilson da Silva. 2014. "Entre doces, palhas e fibras: experiências populares de geração de renda em cidades de pequeno porte no sul de Minas Gerais". Estudos de Sociologia, [S.l.], v. 1, n. 20, maio 2014. ISSN 2317-5427.

SILVA, Charles R. da. 2018. “O Mestre Apitou: Mestres, Apitos, Nações de Maracatu e suas Ações Religiosas, Culturais e Políticas.” TESE (Doutorado em Antropologia Social), Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2024-05-17

Edição

Seção

Etnografias de bolso

Como Citar

Azeredo, M. C. ., Mello, A. S. ., & Pimenta, C. A. M. . (2024). Tambores de Maracatu de Baque Virado: redes e afetações. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 33(1), e217130. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v33i1pe217130