Para além da canoa de papel
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p75-87Palavras-chave:
Antropologia Teatral. Antropo- logia da Performance. Antropologia da Experiência.Resumo
O presente artigo propõe-se a contribuirpara o debate acerca da análise antropológica dos fe-
nômenos teatrais nas sociedades contemporâneas. Para
tanto, parte da análise das implicações da “Antropolo-
gia Teatral” de Eugênio Barba que, apesar de gozar de
repercussão mundial e ampla aceitação em inúmeras
pesquisas na área de artes cênicas, não possui qual-
quer validade antropológica. Em contraposição a esta
perspectiva acerca do teatro, as obras de Victor Turner,
inaugurando o que se convencionou chamar de Antro-
pologia da Performance, fornecem um arcabouço va-
lioso, mas que não raro vem sendo utilizado de forma
a-histórica, mecânica e descontextualizada. O objetivo
desta contribuição está em destacar a importância da
dimensão da experiência na obra de Victor Turner,
bem como a validade da análise, já clássica, de Pierre
Bourdieu em sua obra As Regras da Arte (1996).
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Publicado
2008-03-30
Como Citar
Krüger, C. (2008). Para além da canoa de papel. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 17(17), 75-87. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p75-87
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
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Atesto o ineditismo do trabalho enviado.