Gustav von Aschenbach, civilizado: hipóteses para uma teoria social das pulsões
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p153-167Palavras-chave:
Psicanálise. Cultura. Processo Civilizador. História. Teoria Social.Resumo
Filmes são importantes modos de in-terpretação da realidade social: não apenas mos-
tram esta realidade, mas também revelam seus
detalhes e possibilitam transformação na atuação
dos indivíduos. Conseqüentemente, o objetivo
deste trabalho é apresentar as teorias sociais de
Norbert Elias, Georg Simmel e Sigmund Freud em
seus pontos de convergência e divergência, aplica-
das à análise do filme Morte em Veneza, em contato
com o livro de Thomas Mann, principalmente na
relação entre os personagens Tadzio e Gustav As-
chenbach. O tema central é a repressão social das
pulsões e a relação indivíduo versus sociedade no
contexto histórico, e a finalidade é tentar lançar
novas questões e algumas respostas à interação en-
tre os níveis macro e micro sociológico.
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Publicado
2008-03-30
Como Citar
Mangabeira, C. (2008). Gustav von Aschenbach, civilizado: hipóteses para uma teoria social das pulsões. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 17(17), 153-167. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v17i17p153-167
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha,Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
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Atesto o ineditismo do trabalho enviado.