Relendo Walter Benjamin: etnografia da música, disco e inconsciente auditivo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p101-114Palavras-chave:
teoria crítica e etnografia da música, reprodução técnica da música (disco), medium de percepção contemporâneo, inconsciente auditivo.Resumo
Conforme Walter Benjamin apontouem seu ensaio “A obra de arte na era da sua reprodu-
tibilidade técnica”, diante das modernas técnicas de
reprodução a arte vê-se destituída de sua aura, fun-
damento de sua autenticidade. Para o autor, só seria
possível mostrar as condições sociais de tal decadên-
cia entendendo-a não como perda de importância
da arte no mundo moderno, mas sim como alte-
rações no medium de percepção contemporâneo.
Tratando do cinema e da fotografia, diz Benjamin
que a reprodução técnica tanto autonomiza a arte
de sua existência no ritual, inserido-a agora numa
práxis política, como as obras que reproduz permi-
tem acessar o inconsciente óptico da sociedade mo-
derna. Partindo das sugestivas idéias deste autor, e
tomando como objeto de reflexão o disco, procura-
mos nesse trabalho explorar algumas possibilidades
de tratamento etnográfico do material fonográfico
no âmbito de uma etnografia da música, procuran-
do neste material algo além de sua capacidade de
testar hipóteses.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2005-03-30
Edição
Seção
Artigos e Ensaios
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Schouten, A.-K. de M., & Cirino, G. (2005). Relendo Walter Benjamin: etnografia da música, disco e inconsciente auditivo. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 13(13), 101-114. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p101-114