Políticas de ação afirmativa: inclusão no ensino superior: Apresentação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p235-236Resumo
O debate sobre o sistema de cotas raciais e o“Estatuto da Igualdade Racial” continuam tra-
zendo grandes dúvidas e questões para diversos
setores da sociedade. Até o momento, 21 ins-
tituições de Ensino Superior aderiram às cotas
sociais e/ou étnico-raciais1, enquanto o “Es-
tatuto da Igualdade Racial”, criado em 1998,
permanece em trâmite no Congresso Nacional,
sem previsão para a votação. Em 2006, mui-
tas foram as movimentações pela aprovação
deste projeto de lei: abaixo-assinados enviados
ao Congresso e manifestações de intelectuais,
líderes de movimentos sociais e artistas, entre
outros – a favor e contra o Estatuto – tiveram
ampla cobertura da mídia. Buscando refletir
sobre estes acontecimentos, além de esclarecer
dúvidas e questões sobre tais políticas de ação
afirmativa, a Comissão de Cultura2 dos Centros
Acadêmicos de Ciências Sociais (CEUPES) e
Filosofia (CAF) da USP, conjuntamente com
a revista Cadernos de Campo, promoveu o ciclo
de debates O Negro: políticas e representações.
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Publicado
2007-03-30
Edição
Seção
Especial
Licença
Autorizo a Cadernos de Campo - Revista dos Alunos de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo (PPGAS-USP) a publicar o trabalho (Artigo, Ensaio, Resenha, Tradução, Entrevista, Arte ou Informe) de minha autoria/responsabilidade assim como me responsabilizo pelo uso das imagens, caso seja aceito para a publicação.
Eu concordo a presente declaração como expressão absoluta da verdade, também me responsabilizo integralmente, em meu nome e de eventuais co-autores, pelo material apresentado.
Atesto o ineditismo do trabalho enviado.
Como Citar
Hirano, L. F. K. (2007). Políticas de ação afirmativa: inclusão no ensino superior: Apresentação. Cadernos De Campo (São Paulo - 1991), 16(16), 235-236. https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v16i16p235-236