Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2317-9651.i25p512-542

Palavras-chave:

Queer/Cuir, Linguística Aplicada, Educação Linguística, Espanhol, Atividade Didática

Resumo

Este artigo visa apresentar uma proposta de atividade didática para o ensino médio problematizando a abordagem, na educação linguística em língua espanhola, de questões relativas à família. Apresenta-se uma discussão sobre educação linguística como processo formativo que articula a ampliação da competência linguístico-discursiva de estudantes e o desenvolvimento do pensamento crítico relativo a questões socialmente relevantes (Mazzaro, 2021). Em seguida, o foco se dirige, mais especificamente, a uma educação linguística cuir (Mazzaro, 2021) como proposta para combater o apagamento de identidades dissidentes na escola, principalmente as queer/cuir, tanto no sentido interseccional de raça, etnia e classe social com gênero e sexualidade, em especial, sexualidades não heterossexuais. A atividade apresentada tem como base um texto jornalístico cubano com relatos de diferentes famílias e o aborda a partir de diferentes estratégias de leitura com o objetivo de ‘estranhar’ a naturalização da constituição de famílias.

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Biografia do Autor

  • Daniel Mazzaro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
    Daniel Mazzaro é homem cis, gay, branco, belo-horizontino. Mestre e doutor em Linguística do Texto e do Discurso (POSLIN-UFMG), licenciado em Português e Espanhol (UFMG), atua no Instituto de Letras e Linguística e no PPG de Estudos Linguístico da UFU.
  • Luciana Maria Almeida de Freitas, Universidade Federal Fluminense (UFF)
    Luciana Freitas é mulher cis, heterossexual, branca, originária do subúrbio carioca. Doutora em Letras Neolatinas (UFRJ), mestra em Letras (UERJ), graduada em Português-Espanhol e em História, atua na Faculdade de Educação e no PPG de Estudos de Linguagem da UFF.

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Publicado

2023-05-25

Como Citar

MAZZARO, Daniel; FREITAS, Luciana Maria Almeida de. Cuirizar a educação linguística em espanhol: estranhando famílias. Caracol, São Paulo, Brasil, n. 25, p. 512–542, 2023. DOI: 10.11606/issn.2317-9651.i25p512-542. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/caracol/article/view/201541.. Acesso em: 30 abr. 2024.