As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional

Autores

  • Anna Rachel Machado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (São Paulo, SP)
  • Eliane Gouvêa Lousada Universidade de São Paulo (São Paulo, SP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p35-46

Palavras-chave:

Trabalho educacional, Clínica da atividade, Ergonomia da atividade, Interacionismo sociodiscursivo.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as pesquisas desenvolvidas no grupo ALTER-CNPq (LAEL – PUC-SP), destacando nossas contribuições a partir do Interacionismo Sociodiscursivo, da clínica da atividade e da ergonomia da atividade dos profissionais da educação, visando à construção de uma proposta nossa de análise das situações de trabalho educacional, a partir de alguns aspectos dessas teorias e de teorias coerentes entre si. Para tanto, traçaremos um breve histórico da evolução de nosso grupo de pesquisa e suas relações com as linhas teóricas já mencionadas; apresentaremos os pressupostos teóricos gerais em que nos apoiamos, assim como os autores que nos servem de base; exporemos nossos procedimentos de análise e os resultados que temos obtido; e, finalmente, discutiremos as contribuições de nosso trabalho, bem como as dificuldades que encontramos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

As pesquisas do grupo ALTER-LAEL para a análise do trabalho educacional. (2013). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 16(spe1), 35-46. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v16ispe1p35-46