Um currículo para a expressão e a apropriação da subjetividade: análise de práticas de ampliação da escolaridade dos trabalhadores nas empresas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v11i1p121-133Palabras clave:
Educação e trabalho, Educação de jovens e adultos, Subjetividade, QualificaçãoResumen
O objetivo do presente trabalho é analisar as implicações do currículo dos cursos de ampliação da escolaridade dos trabalhadores que as empresas têm implementado enquanto unidades particulares de produção ou em associação com o poder público, as universidades e outras empresas, no que diz respeito à formação do trabalhador "flexível". Tais cursos visam adequar a formação dos trabalhadores às necessidades das novas tecnologias de produção, rompendo com a educação taylorista recebida nos poucos anos de escolarização desses trabalhadores. A base empírica para nossa discussão é uma pesquisa na qual investigamos as práticas pedagógicas de ampliação da escolaridade realizadas por dez empresas das regiões do Vale do Rio Pardo e da grande Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O estudo revela que o currículo dessas práticas, especialmente o currículo em ação ao qual aqui damos destaque, funciona como instrumento de apropriação das capacidades subjetivas dos trabalhadores. Procuramos demonstrar também que essas práticas pedagógicas contribuem para o deslocamento do trabalho prescrito para o terreno da missão da empresa.Descargas
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Publicado
2008-06-01
Número
Sección
nd
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Cómo citar
Um currículo para a expressão e a apropriação da subjetividade: análise de práticas de ampliação da escolaridade dos trabalhadores nas empresas. (2008). Cadernos De Psicologia Social Do Trabalho, 11(1), 121-133. https://doi.org/10.11606/issn.1981-0490.v11i1p121-133