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  • Chamada de artigos para o dossiê n. 31: As literaturas de Língua Portuguesa e as práticas para a Educação Literária.

    2022-12-16

    A 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, apresentou um dado preocupante: estima-se que 48% da população brasileira não é leitora. Vale apontar que, na pesquisa, caracteriza-se como pessoa leitora toda aquela que tenha lido, integralmente ou parcialmente, qualquer tipo de livro nos últimos três meses. Na mesma pesquisa, aponta-se que das 52% de pessoas leitoras, apenas 28% declararam ler livros de literatura. Os dados demonstram que, apesar do aumento da discussão acerca da Educação Literária no plano teórico e prático e do esforço de diversos agentes para a consolidação do hábito da leitura no plano nacional, em especial a leitura de Literatura, o quadro desta categoria permanece insatisfatório. 

    Diante destas questões, a edição de número 31 da Revista Crioula recebe artigos e ensaios, de autoria de pessoas que cursam ou já concluíram o mestrado e doutorado e que discutam as Literaturas de Língua Portuguesa e as práticas que envolvem a Educação Literária.

    Convém destacar que, ao tratar da Educação Literária, objetiva-se mobilizar a investigação  em seus planos teórico,  metodológico, político e social, como também a prática na formação de leitores, professores, pesquisadores, agentes mediadores de leitura, estudantes, dentre os demais promotores nesta área, em escolas, universidades, bibliotecas públicas ou privadas, etc. Resenhas, entrevistas e pequenos textos ficcionais em prosa e poemas também serão aceitos, desde que estejam de acordo com as normas de publicação da revista. Textos que não atendam às normas de submissão serão recusados, sendo assim, recomenda-se a leitura atenta e o atendimento cuidadoso às instruções e normas de publicação da Revista Crioula.

    Prazo para submissão de textos originais: 15/03/2023

    Publicação prevista para: junho/2023

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