Notícias

  • Chamada de artigos para o dossiê 30: Lésbicas nas Literaturas de Língua Portuguesa

    2022-04-07

    Por que nos perguntam se existimos? Esta inquietante pergunta é também o título de uma conferência ministrada pela escritora Marina Colasanti, em 1996, na Universidade de Illinois, em um evento sobre literatura de autoria feminina. 

    A inquietante pergunta e a conferência não falam sobre lesbianidades. Nem tampouco falam sobre lesbianidades as outras 11 conferências do referido evento, mas poderiam. A constante pergunta se existe autoria e literatura feminina é sempre complexa. Afirmar com veemência é um risco que se corre diante das fáceis respostas essencialistas, negá-la, porém, é se colocar diante do abismo do neutro universal, de onde emergem apenas as ideias da norma heterossexual, branca, cisgênera, entre outras. Neste caso, como em outros espaços voltados ao feminino na literatura, ainda pairam certos silêncios, estagnados ou reflexivos. 

    Nos convém perguntar, como já o fizera Beatriz Suares Briones, em torno da obra de Monique Wittig: As lésbicas não são mulheres? (2013). Se sim, onde elas estão nos estudos sobre a autoria feminina ou na análise das personagens na literatura? Se não, onde estão as análises literárias que expliquem suas divergências, diferenças e oposições enquanto autoria e representação? 

    Visto que tais perguntas não simplificam, pelo contrário, são multifacetadas e parecem agregar complexidades que se interseccionam, a edição de número 30 da Revista Crioula recebe artigos e ensaios, de autoria de mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es, que discutam as produções de autoria e/ou com representações lésbica nas Literaturas de Língua Portuguesa.

    Serão aceitos também resenhas, entrevistas e pequenos textos ficcionais em prosa e poemas, desde que estejam de acordo com as normas de publicação da revista.

    Textos que não atendam às normas de submissão serão recusados, por isso recomenda-se a leitura atenta e o atendimento cuidadoso às instruções.

    Prazo para submissão de textos originais: 01/08/2022

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para o dossiê 30: Lésbicas nas Literaturas de Língua Portuguesa
  • Chamada de artigos para o dossiê 29: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário

    2022-04-01

    Dossiê 29: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário

     

    Prazo de submissão prorrogado pra 09/05/2022 

     

    O contemporâneo sempre se renova, se alarga e nos dá pistas de como compreendê-lo. Esta é uma regra corrente também na literatura? O que "Amora", de Natália Borges Polesso, diz sobre o feminino? E que "Torto Arado", de Itamar Vieira Júnior, nos apresenta sobre o Brasil e seu povo na atualidade? O que "Um Corpo Negro", de Lubi Prates, é capaz de revelar sobre a experiência racial nos dias de hoje?

    As produções literárias referidas, publicadas, respectivamente, em 2015, 2018, 2019, foram bem recebidas pelo público e pela crítica. São obras finalistas e ganhadoras de prêmios literários de relevância nacional, amplamente traduzidas ("Um Corpo Negro", por exemplo, está disponível em cinco idiomas) e, no caso de "Torto Arado", adotadas para leitura pelo PNLD Literário. 

    Em vista disso, é importante averiguar quais são as reflexões teórico-críticas desenvolvidas a respeito de obras que têm impactado, na atualidade, ou seja, de 2010 em diante, o cenário literário em Língua Portuguesa. Assim, para a edição de número 29 da Revista Crioula serão recebidos artigos e ensaios, de autoria de mestrandas/os, mestras/es, doutorandas/os e doutoras/es, que discutam questões atinentes à contemporaneidade nas Literaturas em Língua portuguesa. 

    Serão aceitos também resenhas, entrevistas e pequenos textos ficcionais em prosa e poemas, desde que estejam de acordo com as normas de publicação da revista.

    Textos que não atendam às normas de submissão serão recusados, por isso recomenda-se a leitura atenta e o atendimento cuidadoso às instruções. 

    Saiba mais sobre Chamada de artigos para o dossiê 29: Produções contemporâneas que impactam o cenário literário