Portal da USP Portal da USP Portal da USP

Os Andrades e seus contextos de produção: análise intersemiótica de Macunaíma

Jéssica Catharine Barbosa de Carvalho, Laura Torres de Alencar Neta

Resumo


O presente estudo propõe a análise de Macunaíma nas suas versões literária e cinematográfica. O foco são trechos das duas obras que demonstram seus contextos de produção, Modernismo Literário para Mário de Andrade e Cinema Novo para Joaquim Pedro de Andrade. A análise foi realizada a partir da ótica da carnavalização proposta por Bakhtin, de forma que o propósito dos autores é, entre outros, promover a crítica à sociedade brasileira, que vivia submissa a padrões europeus.

Palavras-chave


Macunaíma; Carnavalização; Literatura e Cinema

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Adriana. Macunaíma: sintoma de cultura nacional. Tempo, Rio de Janeiro, v. 5, n.9, p. 113-136, 2000.

ANDRADE, Mário de. Macunaíma. Rio de Janeiro: MEDIAfashion, 2008.

BAKHTIN, Mikhail. Problemas de la poética de Dostoievski. 2. ed. México: FCE, 2003.

CARDOSO, Joel. Cinema e literatura: contrapontos intersemióticos. Revista Literatura em Debate, v. 5, n. 8, p. 1 a 15, jan.-jul., 2011.

LIMA, Frederico Osanam Amorim. Sem versos ou sermões: Manoel de Oliveira, Glauber Rocha e o novo no cinema lusobrasileiro. In: NASCIMENTO, Francisco; SILVA, Jaison Castro; FERREIRA, Ronyere. História e arte: teatro, cinema, literatura. Teresina: EDUFPI, 2016, p. 223-240.

MACUNAÍMA. Direção: Joaquim Pedro de Andrade. São Paulo: Filmes do Serro, Grupo filmes e Condor filmes, 1969. 1 DVD (108min).

MALAFAIA, Wolney Vianna. Macunaíma, o filme: Joaquim Pedro de Andrade entre o Modernismo e o Tropicalismo. In: Simpósio Nacional de história, 27, 2013, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2013. p. 1-15.

MARCUZZO, Patrícia. Diálogo inconcluso: os conceitos de dialogismo e polifonia na obra de Mikhail Bakhtin. Cadernos do IL, Porto Alegre, v. 2, n. 36, jun. 2008.

SOARES, Angélica. Ruptura dos paradigmas. In: _______. Gêneros literários. 7. ed. São Paulo: Editora Ática, 2007.

SOUZA, Ana Carolina. Da literatura ao cinema: mecanismos de liberação e metamorfose do corpo em Macunaíma. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 4, 2008, Salvador. Anais..., Salvador: Faculdade de comunicação, 2008. p. 1-13.

SOUZA, Julierme. Paulo Emílio Salles Gomes e a adesão ao cinemanovismo: matriz intelectual nas congruências entre cinema novo brasileiro e modernismo literário. In: RAMOS, Alcides; CAPEL, Heloisa; PATRIOTA, Rosângela. Criações artísticas, representações da história. Goiás: PUC Goiás, 2010, p. 45-68.

TEODORO, Maria de Lourdes. Relações interétnicas e identificação conflituosa. In: _______. Identidade cultural e diversidade étnica: négritude africano-antilhana e modernismo brasileiro. São Paulo: Scortecci, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2017.126071

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.