“Como é possível perder-te sem nunca ter te achado”: Narrativa e Absolvição em O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer

  • Samuel Lima da Silva Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
Palavras-chave: Absolvição, O amor dos homens avulsos, Victor Heringer, Romance, Homoerotismo

Resumo

Neste artigo o espaço analítico é destinado à averiguação do tema da absolvição no romance O amor dos homens avulsos (2016), de autoria de Victor Heringer, percebendo o modo como o homoerotismo se encontra presentificado na narrativa em questão. Há, aqui, uma narrativa memorialística em que o protagonista encontra-se encarcerado em si mesmo, em um estado de desolação. As análises que serão empreendidas no presente estudo percebem, no romance, uma estética da absolvição que presentifica o desejo homoerótico e a memória afetiva, ambas sendo descortinadas ao longo da obra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Lima da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Pós-doutorando PNPD/CAPES junto ao programa de pós-graduação em Estudos Literários (PPGEL), da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: Hucitec, 2010.

BARCELLOS, José Carlos. Literatura e homoerotismo em questão. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2006.

BARTHES, Roland. Fragmentos de um discurso amoroso. Trad.: Márcia Valéria Martinez de Aguiar. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad.: Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. 12ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2011.

COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1992.

FOUCAULT Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Trad.: Maria Thereza da Costa Albuquerque. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.

GARCIA, Wilton. A forma estranha: ensaios sobre cultura e homoerotismo. São Paulo: Pulsar, 2000.

HERINGER, Victor. O amor dos homens avulsos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

HORTA, Maria Teresa. As palavras do corpo (antologia de poesia erótica). Publicações Dom Quixote, Cidade de Córdova, Portugal, 2012.

LANCE, Daniel. Além do desejo. Literatura, sexualidades e ética. Trad.: Margarita Maria Garcia Lamelo. São Paulo: É Realizações, 2015.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Trad.: Alain François [et al]. Campinas: Editora da UNICAMP, 2007.

Publicado
2019-12-30
Como Citar
Silva, S. (2019). “Como é possível perder-te sem nunca ter te achado”: Narrativa e Absolvição em O amor dos homens avulsos, de Victor Heringer. Revista Crioula, (24), 91-111. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2019.162264
Seção
Dossiê 24: Dissidências de gênero e sexualidade nas literaturas de LP