Os desafios do livro digital interativo para crianças: Um olhar sobre a materialidade e a evanescência

  • Jaqueline Conte Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Palavras-chave: Livros digitais interativos para crianças, App-books, Materialidade da literatura infantil, Prêmio Jabuti, Bibliotecas digitais

Resumo

A transitoriedade do livro digital interativo para a infância, sobretudo dos produzidos para dispositivos móveis, e os desafios dessa nova materialidade literária são o foco deste artigo, que traz algumas das reflexões presentes na dissertação de Mestrado do autor. Em tela, um conceito para a materialidade, a multiplicidade de expertises envolvidas nas produções, dependência de grandes players do mercado, evanescência das obras, acesso pelos leitores e novo modelo de negócio voltado às escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CONTE, Jaqueline. O livro digital interativo para crianças: Materialidade e evanescência – uma leitura a partir dos app-books vencedores do Prêmio Jabuti. 2019. 416 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4237. Acesso em: 18 maio 2020.

CARVALHO, Mônica Timm, Entrevista concedida a AUTOR, por email, 22 maio 2020.

CORRÊA, Alamir Aquino. Portabilidade, evanescências e rubricas: discussões em torno da literatura digital na sala de aula. In: MATLIT: Materialidades da Literatura, [S.l.], v. 4, n. 2, p. 233-253, jul. 2016. ISSN 2182-8830. Disponível em: https://impactum-journals.uc.pt/matlit/article/view/2182-8830_4-2_11. Acesso em: 21 maio 2020.

HAYLES, N. Katherine. Writing machines. Cambridge, Mass.: MIT Press, Mediaworks Pamphlet Series, 2002. 144 p.

LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: uma nova/ outra história. Curitiba: PUCPress, 2017.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. Trad. Décio Pignatari. São Paulo: Cultrix, 2011 [1964].

PUBLISHNEWS. Árvore de Livros cresce e vira Árvore Educação. 30 set. 2019. Disponível em: https://www.publishnews.com.br/materias/2019/09/30/arvore-de-livros-cresce-e-vira-arvore-educacao. Acesso em: 22 maio 2020.

RIBEIRO, Ana Elisa. O bibliógrafo digital: questões sobre a materialidade do livro no século XXI. In: Perspectivas em Ciências da Informação. Belo Horizonte, v. 22, n. spe, p. 120-130, jul. 2017. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-99362017000600120&script=sci_arttext. Acesso em: 21 maio 2020.

Publicado
2020-07-27
Como Citar
Conte, J. (2020). Os desafios do livro digital interativo para crianças: Um olhar sobre a materialidade e a evanescência. Revista Crioula, (25), 203-214. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.170130
Seção
Dossiê 25: Literaturas de língua portuguesa para crianças e jovens