Literatura e música: um encontro possível na escola

Autores

  • Juliana Alves Menezes unesp
  • Everton Luis Paulino Vinha

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.177164

Palavras-chave:

: Ensino de literatura; Prática literária; Literatura e outras artes; Formação literária

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma prática do ensino de literatura, no Ensino Fundamental II, em duas turmas de 6º anos de uma escola particular da cidade de Maringá, noroeste do Paraná. Os resultados revelaram que é possível atender ao gosto do aluno e levá-los a se aproximarem dos textos literários, porém ao docente cabe o papel de compreender o seu alunado como leitores contemporâneos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Site institucional. O que é a Base Nacional Comum Curricular? Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/base/o-que>. Acesso em: 17 out. 2020.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2ª Versão Revista. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/bncc-2versao.revista.pdf. Acesso em: 17 out. 2020.

CANDIDO, Antonio. Direitos Humanos e Literatura. In: FERSTER, A. C. Ribeiro. Direitos humanos e... São Paulo: Brasiliense, 1989.

CEREJA, William Roberto. O dialogismo como procedimento no ensino de Literatura. In:______. Ensino de Literatura: uma proposta dialógica para o trabalho com literatura. São Paulo: Atual, 2005.p. 162 – 195

COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.

FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

LEAHY-DIOS, Cyana. Educação literária como metáfora social: desvios e rumos. Rio de Janeiro: Ed. UFF, 2000.

MENEZES, Juliana Alves Barbosa. Ensino de literatura e vestibular: que leitor espera a Universidade Estadual de Maringá e o que recebe. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação em Letras, Maringá, 2008.

______. Educação Literária no Ensino Médio: estudo de caso das escolas paranaenses. 2019. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista, Programa de Pós-Graduação em Letras, Assis, 2019.

MENEZES, Juliana Alves Barbosa; PAGOTO, Cristian; JACOMEL, Mirele Carolina Werneck. Escolarização da poesia clássica. In: Interletras, Dourados: 2: 11-27, 2010.

OLIVEIRA, Gabriela Rodella. O professor de português e a literatura: relações entre formação, hábitos de leitura e prática de ensino. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2008.

ROCCO, Maria Thereza Fraga. Literatura-Ensino: uma problemática. 2.ed. São Paulo: Ática, 1992.

VIEIRA, Alice. O prazer do texto: perspectivas para o ensino de literatura. São Paulo: EPU, 1990

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

ZACHARIAS, Valéria Ribeiro de Castro. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: Tecnologias para aprender. COSCARELLI, Carla Viana (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2016. P. 15-26.

Downloads

Publicado

2021-03-24

Como Citar

Menezes, J. A., & Luis Paulino Vinha, E. (2021). Literatura e música: um encontro possível na escola. Revista Crioula, 26(1), 79-94. https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2020.177164

Edição

Seção

Dossiê 26: Relações entre literatura e música na produção de língua portuguesa