Poesia, experiência e memória: Apontamentos sobre a ficcionalização do “eu lírico” na obra de Ana Paula Tavares
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-7169.crioula.2022.200476Palavras-chave:
Sujeito lírico, Escrita de si, Literatura angolanaResumo
Ao longo da história da literatura, a função textual do sujeito lírico assumiu muitas
condições diferentes, sendo frequentemente confundido com a figura do autor. No entanto, as
teorias críticas modernas reconfiguraram o espaço central que era atribuído para o sujeito na
lírica contemporânea, o que endossou as discussões transversais entre ficção e poesia,
conforme avaliou o pesquisador Dominique Combe em suas reflexões acerca deste gênero
literário. À luz dessa discussão teórica-crítica, este artigo propõe uma reflexão acerca da
produção poética da escritora angolana Ana Paula Tavares.
Downloads
Referências
BADIOU, Alain. “Poesia e comunismo”. In: Ouriço [revista de poesia e crítica cultural]. Minas Gerais, Edições Macondo, 2021, pp. 58-70.
BENJAMIN, Walter. “O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov”. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994, pp. 197-221.
CARVALHO, Ruy Duarte de. A câmara, a escrita e a coisa dita... fitas, textos e palestras. Lisboa: Livros Cotovia, 2008.
COMBE, Dominique. “A Referência Desdobrada. O Sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia”. Revista USP, São Paulo, n.84, p. 112-128, dezembro/fevereiro 2009/2010.
ELIOT, T.S. “As três vozes da poesia”. In: De poesia e poetas. São Paulo: Editora Brasiliense,
TAVARES, Paula. Amargos como os frutos: poesia reunida. Rio de Janeiro: Pallas, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fernanda Sampaio Gomes dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.