Aspecualização do ator no discurso jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2018.134305Palavras-chave:
Aspectualização actancial, Teoria Semiótica, DiscursoResumo
Este artigo pretende, primeiramente, abordar a atuação do conceito de aspectualização actorial, utilizado pela teoria semiótica de linha francesa (ou greimasiana), no direcionamento argumentativo de um texto jornalístico. Nesse sentido, o objetivo aqui é analisar os modos de presença do enunciador do discurso através das projeções dos julgamentos feitos às ações dos atores do enunciado. As concepções e bases teóricas utilizadas se respaldam nas categorias de excesso x falta x justa medida, estabelecidas por Fiorin (1989), a partir das contribuições sobre aspectualização já realizadas por Greimas e Courtés (2008), e em estudos realizados por Discini (2006) e por Gomes (2012a; 2012b, 2014). Outro intuito do presente trabalho está em demonstrar a inter-relação existente entre a modalização e a aspectualização e seus efeitos argumentativos no texto. No entanto, a análise aqui realizada do conceito de aspectualização actorial não fica restrita à discursivização das etapas modais das estruturas narrativas. Ao contrário, a aspectualização do ator no enunciado atinge, neste artigo, um viés mais amplo e discursivo ao ser averiguada também por meio da influência das paixões e das categorias tensivas, propostas por Zilberberg (2006). Desse modo, o desejo é, ao analisar duas notícias sobre o acatamento do pedido de impeachment de Dilma Rousseff pelo então presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, veiculadas em jornais online diferentes, examinar como os mecanismos aspectuais atuam na construção dos textos e marcam sua subjetividade.
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