Linguagem, língua e escrita musical: sobre a pertinência de uma semiótica não verbal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186358

Palavras-chave:

Linguagem musical, Semiótica musical, Escrita musical

Resumo

Neste artigo, à luz dos conceitos saussurianos e de pesquisadores da semiótica francesa e musical, apresentaremos reflexões sobre o estatuto do discurso musical enquanto linguagem. Compreendida como um sistema de signos dispostos em oposição ou relação, a linguagem se realiza em múltiplos suportes, verbais ou não verbais, partilhados em sua produção e recepção por comunidades linguísticas, também denominados falantes de uma determinada língua. É a partir desse princípio que procuraremos apresentar a música enquanto linguagem que se realiza em múltiplas línguas: tonais, atonais, modais, baseadas em recortes temperados, mesotônicos ou outros, geradores de estilos e gêneros que se constituem na comunicação daqueles que os compartilham enquanto sistemas significantes e fazem da performance seu ato de fala.

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Biografia do Autor

Cleyton Vieira Fernandes, Universidade Federal do Cariri

Professor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus de Juazeiro do Norte, CE, Brasil.

Referências

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Publicado

2021-12-20

Como Citar

Fernandes, C. V. (2021). Linguagem, língua e escrita musical: sobre a pertinência de uma semiótica não verbal. Estudos Semióticos, 17(3), 278-290. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.186358