O ritmo que vem das sílabas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.192424

Palavras-chave:

Semiótica tensiva, Acento, Incrementos, Apreciação

Resumo

Este trabalho examina a teoria silábica de Ferdinand de Saussure como uma espécie de maquete construída no plano da expressão para se pensar o papel do acento no plano do conteúdo da linguagem. Baseado em princípios formulados pela atual semiótica tensiva, concebe um acento desacelerado, composto de várias etapas de aumento e diminuição de tonicidade, as quais expressam de algum modo o ritmo regular – sujeito a acidentes paradoxais – do sentido humano. Trata-se, portanto, de um acento analítico, uma vez que pode ser subdividido e examinado em cada uma dessas etapas gradativas que servem de referência para as nossas incessantes apreciações dos fenômenos cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Tatit, Universidade de São Paulo

Docente do Programa de Pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP, Brasil.

Referências

CAMPOS, Haroldo de. O Arco-íris branco. São Paulo: Imago, 1997.

CASSIRER, Ernst. Linguagem e mito. 4. ed. Trad. J. Guinsburg; Miriam Schnaiderman. São Paulo: Perspectiva, 2017.

CICERO, Antonio; NOGUEIRA, Arthur (org.). Antonio Cicero. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.

GREIMAS, Algirdas Julien. De l’imperfection. Périgueux : Pierre Fanlac, 1987.

HJELMSLEV, Louis. Prolegômenos a uma teoria da linguagem. Trad. J. Teixeira Coelho Netto. São Paulo: Perspectiva, 1975.

HJELMSLEV, Louis. Ensaios linguísticos. Trad. Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Perspectiva, 1991.

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Trad. Antônio Chelini et al. São Paulo: Cultrix, 1971.

SAUSSURE, Ferdinand de. Écrits de linguistique générale. Paris : Gallimard, 2002.

VALÉRY, Paul. Cahiers, tome 1. Coll. La Pléiade. Paris : Gallimard, 1973.

ZILBERBERG, Claude. Relativité du rythme. Protée: Théories et pratiques sémiotiques. Département des Arts et Lettres de l’Université du Québec, Chicoutimi, v. 18, n. 1, 1990.

ZILBERBERG, Claude. Présence de Wölfflin. Nouveaux Actes Sémiotiques. Limoges : Pulim, n. 23-24, 1992.

ZILBERBERG, Claude. De la nouveauté. Texto inédito, 2002.

ZILBERBERG, Claude. Elementos de semiótica tensiva. Trad. Ivã Carlos Lopes, Luiz Tatit e Waldir Beividas. Cotia, SP: Ateliê, 2011.

ZILBERBERG, Claude. La structure tensive. Liège : Presses Universitaires de Liège, 2012.

Downloads

Publicado

2021-12-20

Como Citar

Tatit, L. (2021). O ritmo que vem das sílabas. Estudos Semióticos, 17(3), 1-18. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2021.192424

Edição

Seção

Teoria, epistemologia e metodologia