O Ateneu, de Raul Pompéia, e o programa das escolas cívico-militares do governo Bolsonaro: espaço-tempo claustrotópico

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198044

Palavras-chave:

Semiótica discursiva, Claustrotopia, Ideologia, Educação

Resumo

 Este artigo tem como objetivo contribuir com as inúmeras reflexões  acerca dos rumos da educação brasileira. Fundamentados na teoria da semiótica  discursiva, por meio da análise do tempo, do espaço e da ideologia na enunciação  e no enunciado, apresentamos uma comparação entre o romance O Ateneu, de  Raul Pompéia (1888), e as diretrizes das escolas cívico-militares (2019) do  governo Bolsonaro. Acreditando que não só os espaços fechados encarceram,  mas também (e principalmente) os discursos têm o poder de confinar,  buscamos, ainda, analisar como as ideologias do presente revelam vestígios do  passado e nos levam a questionar se estamos (re)existindo ou resistindo. 

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina De Picoli De Souza Cruz, Universidade  Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

    Doutoranda em Linguística e Língua Portuguesa pelo Departamento de Linguística da Universidade  Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Araraquara, SP, Brasil.

  • Arnaldo Cortina, Universidade Estadual paulista Júlio de Mesquita Filho

    Professor livre-docente do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Universidade  Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Unesp), Araraquara, SP, Brasil.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

O Ateneu, de Raul Pompéia, e o programa das escolas cívico-militares do governo Bolsonaro: espaço-tempo claustrotópico. (2022). Estudos Semióticos, 18(3), 111-130. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2022.198044