As práticas de produção e edição e a forma de vida crítica no documentário HayMotivo.com

Autores

  • Fouad Camargo Abboud Matuck Universidade Estadual Paulista J. M. Filho

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49250

Palavras-chave:

práticas, comunicação, documentário, Internet

Resumo

O documentário HayMotivo.com é composto por trinta e três vídeos de curta-metragem, com duração média de três minutos cada, que podem ser acessados no domínio HayMotivo.com ou em sites hospedeiros dos vídeos, como a página do jornal El País (www.elpais.es) ou no próprio Youtube.com. O presente artigo pretende demonstrar, por meio de uma análise prática, como o objeto-suporte, a Internet, e as estratégias de produção e edição, no plano da expressão, geram uma economia de linguagem no plano do conteúdo, experimentadas pelo internauta-telespectador, no momento da enunciação. Para tanto, fez-se uma leitura do objeto HayMotivo.com como um todo, à luz da teoria da prática semiótica, proposta por Jacques Fontanille, e uma análise de um dos vídeos que integram o documentário, “Español para extranjeros”, baseada na teoria semiótica tradicional greimasiana. Ao se analisar as pesquisas da área de comunicação que tratam de produtos audiovisuais, nota-se que é comum serem privilegiados os avanços técnicos e tecnológicos que disponibilizam a convergência de novas mídias. No entanto, pouco se fala de questões estéticas e de linguagem que nascem dessas novas demandas de produção, outro ponto que se objetiva discutir no presente trabalho, a partir da semiótica de linha francesa e seus seguidores. Este trabalho também contempla a relação entre o uso de recursos de linguagem e a formação de uma forma de vida crítica, como fruto da produção independente, o documentário HayMotivo.com.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2009-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As práticas de produção e edição e a forma de vida crítica no documentário HayMotivo.com. (2009). Estudos Semióticos, 5(2), 79-88. https://doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2009.49250