The master's decay and his relation with the knowledge on adolescence: new reflections about the schoolboy psychology
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123Keywords:
psychoanalysis, education, adolescence, desire for knowledgeAbstract
After almost a hundred years of Freud's reflections about the schoolboy psychology and taking into consideration the new configuration of social ties, this paper proposes a discussion about what are showed nowadays as adolescent symptoms, a breakdown, if not a state of panic, in front of school's demands. In a first moment, the place of the master and its current decay, already thought by Hannah Arendt as the trigger of the educational crisis and, in addition, of the adolescent crisis. Then, the incidence of that situation will be articulated with the knowledge desire of the adolescent.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.