O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar

Autori

  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade Paris 13

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123

Parole chiave:

psicanálise, educação, adolescência, desejo de saber

Abstract

Depois de quase cem anos das reflexões freudianas sobre a psicologia do escolar e considerando as novas configurações do laço social, este artigo propõe-se a discutir aquilo que se apresenta hoje como um sintoma adolescente, a saber, um estado de pane, quando não de pânico, diante da demanda escolar. No primeiro momento, aborda o lugar do mestre e seu atual declínio, denunciado já por Hannah Arendt como fator desencadeador da crise na educação e, acrescentaríamos, agravador da crise da adolescência. Em seguida, as incidências de tal situação serão articuladas aos destinos do desejo de saber no sujeito adolescente.

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Pubblicato

2009-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Come citare

Lima, M. C. P. (2009). O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 14(27), 112-123. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123