O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar

Auteurs

  • Maria Celina Peixoto Lima Universidade Paris 13

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123

Mots-clés :

psicanálise, educação, adolescência, desejo de saber

Résumé

Depois de quase cem anos das reflexões freudianas sobre a psicologia do escolar e considerando as novas configurações do laço social, este artigo propõe-se a discutir aquilo que se apresenta hoje como um sintoma adolescente, a saber, um estado de pane, quando não de pânico, diante da demanda escolar. No primeiro momento, aborda o lugar do mestre e seu atual declínio, denunciado já por Hannah Arendt como fator desencadeador da crise na educação e, acrescentaríamos, agravador da crise da adolescência. Em seguida, as incidências de tal situação serão articuladas aos destinos do desejo de saber no sujeito adolescente.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2009-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Comment citer

Lima, M. C. P. (2009). O declínio do mestre e suas relações com o saber na adolescência: novas reflexões sobre a psicologia do escolar. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 14(27), 112-123. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p112-123