Como os adolescentes das periferias (se) falam?: Jogos na forma de se endereçar aos pesquisadores

Auteurs

  • Laurence Gavarini Université Vincennes-Daint-Dennis

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p48-81

Mots-clés :

clínica, grupos de palavra, sujeito adolescente, identidade sexual, discurso social

Résumé

Apresentamos os resultados de uma pesquisa no domínio de uma clínica do social, desenvolvida na França - Copsy-enfant, 2005 - sobre a construção identitária adolescente relativa às referências de gênero e intergeneracionais. Foram realizadas observações em sala de aula, bem como organizados sete"grupos de palavra" em dois colégios de bairros da periferia. Avaliamos os efeitos do discurso social sobre essa construção adolescente. A indagação clínica foi possibilitada pela acolhida da palavra adolescente nestes dispositivos grupais que, em sua função de elaboração, permitiu que esses jovens pudessem se confrontar com o seu próprio dizer.

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Publiée

2009-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Comment citer

Gavarini, L. (2009). Como os adolescentes das periferias (se) falam?: Jogos na forma de se endereçar aos pesquisadores. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 14(27), 48-81. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p48-81