Como os adolescentes das periferias (se) falam?: Jogos na forma de se endereçar aos pesquisadores

Autori

  • Laurence Gavarini Université Vincennes-Daint-Dennis

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p48-81

Parole chiave:

clínica, grupos de palavra, sujeito adolescente, identidade sexual, discurso social

Abstract

Apresentamos os resultados de uma pesquisa no domínio de uma clínica do social, desenvolvida na França - Copsy-enfant, 2005 - sobre a construção identitária adolescente relativa às referências de gênero e intergeneracionais. Foram realizadas observações em sala de aula, bem como organizados sete"grupos de palavra" em dois colégios de bairros da periferia. Avaliamos os efeitos do discurso social sobre essa construção adolescente. A indagação clínica foi possibilitada pela acolhida da palavra adolescente nestes dispositivos grupais que, em sua função de elaboração, permitiu que esses jovens pudessem se confrontar com o seu próprio dizer.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Pubblicato

2009-12-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê: A Adolescência entre a Psicanálise e a Educação

Come citare

Gavarini, L. (2009). Como os adolescentes das periferias (se) falam?: Jogos na forma de se endereçar aos pesquisadores. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 14(27), 48-81. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p48-81