O papel da escola na educação e prevenção em saúde mental

Auteurs

  • Sandra Francesca Conte de Almeida Universidade de Brasília; Instituto de Psicologia; Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i4p112-119

Mots-clés :

Escola, saúde mental, desejo

Résumé

A autora discute o conceito de prevenção e sua relação com o de controle social e, em um segundo momento, apresenta algumas reflexões sobre as possibilidades e limites de atuação da instituição escolar em direção à educação e a prevenção em saúde mental dos alunos. Tomando por referencial a teoria psicanalítica, o artigo aponta para a impossibilidade radical de eliminação dos conflitos intra-psíquicos e da profilaxia das neuroses, pois não há como garantir uma boa educação que, por sua vez, garanta boa saúde mental ao sujeito. Por outro lado, reconhece-se que o ajustamento da vida pulsional à realidade social é obra da educação e que educadores e escola poderiam orientar a sua ação educativa na direção do reconhecimento da criança como um sujeito desejante.

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Publiée

1998-06-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Almeida, S. F. C. de. (1998). O papel da escola na educação e prevenção em saúde mental. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 3(4), 112-119. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v3i4p112-119