O audiovisual no campo da economia política da comunicação: abordagens, métodos e notas para uma agenda de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.121975Keywords:
Audiovisual, Political economy of communication, Audiovisual market, Communication policies.Abstract
This paper investigated how research within the Political Economy of Communi‑ cation (PEC) in Brazil have been addressing issues related to the audiovisual sector. The goal was to identify which approaches and methods were a priority within selected publications in the field of Communication. For analytical purposes, two main categories were used: (1) Media policies and (2) Audiovisual market structure, and the selected publications were analyzed based on them. Papers were selected from Capes’ Journals Portal database, based on two criteria: free access, and rank (from Qualis B2 to A1 in the field of Applied Social Sciences). The selection process was based on keywords that were searched in the articles’ titles and abstracts.Downloads
References
AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Plano de diretrizes e metas para o audiovisual: o Brasil de todos os olhares para todas as telas. 1a edição, julho/2013. Rio de Janeiro: ANCINE, 2013. 182 p.
______________. Valor adicionado pelo setor audiovisual. Estudo anual 2015- ano base 2013. Rio de Janeiro, RJ 2015. Disponível em: http://oca.ancine.gov.br/media/SAM/Estudos/VALOR-ADICIONADO-PELO-SETOR-AUDIOVISUAL.pdf
BABE, R. Communication: blindspot of Western economics. In Wasco, J., Mosco, V., Pendakur, M.: Illuminating the Blindspots, Norwood, New Jersey: Ablex Publishing Corporation, 2003, p. 15-39.
BALDESSAR, Maria José; GIGLIO, Kamil. O papel dos sistemas digitais de televisão na economia do conhecimento. Revista Famecos online, Porto Alegre, v.17, n.1, p. 46-53, 2010.
BRITTOS, Valério Cruz. As barreiras à entrada dos processos televisivos. Diálogos possíveis. Salvador, v.4, n.1, p.75-87, 2005.
BOLAÑO, César. A Economia Política da Televisão Brasileira. Rev. Bras.de Ciên. Da Com. S. Paulo, v.XXII, nº 2, jul./dez. 1999, p. 15-32.
BRITTOS, Valério C. Televisão e barreiras: as dimensões estética e regulamentar. In: JAMBEIRO, Othon; BOLAÑO, César; BRITTOS, Valério (Orgs). Comunicação, informação e cultura: dinâmicas globais e estruturas de poder. Salvador: Edufba, 2004, p. 15-42.
CANNITO, Newton. A televisão na era digital: políticas, interatividade, convergência e novos modelos de negócios. Revista Observatório Itaú Cultural/OIC, n.10, set/dez 2010, São Paulo, SP: Itaú Cultural, 2010, p.67-73.
CAPPARELLI, Sérgio. Televisão e capitalismo no Brasil. Porto Alegre: L&PM, 1982.
DOMINGUES DA SILVA, Juliano. Policy developments and politics in Brazil: the digital TV decision-making process. Journalism and Mass Communication, v. 3, p. 34-47, 2013.
DYSON, K.; HUMPHREYS, P.: Regulatory Change in Western Europe: from National Cultural Regulation to Intenational Economic Statecraft. In: K. Dyson et alli, Broadcasting and New Media Polices in Western Europe, London, Routledge, 1990, p. 92-160.
FERREIRA, Fábio; JAMBEIRO, Othon. Fomentando as Indústrias Criativas: uma Análise das Políticas Federais para o Audiovisual no Brasil. Revista Extraprensa (USP),v.8, n.1, 2014, pp..90-100.
GARNHAM, N.: The Media and the Public Sphere. In Capitalism and Communication. London: Sage, 1990, p.104-114.
HESMONDHALGH, David; BAKER, Sarah. Creative labour: media work in three cultural industries. London; New York, NY: Routledge, 2010.
JAMBEIRO, Othon. (2000). Regulando a TV: uma visão comparativa no Mercosul. Salvador: EDUFBA, 2000.
KELLNER, Douglas. Media industries, Political Economy and Media/Cultural Studies: an articulation. In: HOLT, Jennifer; PERREN, And Alisa. Media Industries: history, theory and method. Wiley- Blackwell Publishing, Malden, MA, 2009, p.95-107.
LOPES, Denise Maria. Avanços, retrocessos e estagnações: um balanço da Lei 12.485. In: Revista Eptic online, v. 17, n.2 (2015), p.39-56.
MATTOS, Sérgio. História da televisão brasileira: uma visão econômica, social e política. Petrópolis: Vozes, 2002.
MIGUEZ, P. ; LOIOLA, E.; ALVES, L. ; FERREIRA, F. ; GONZAGA, I. ; RABINOVITZ, K. . Diagnóstico do audiovisual baiano. In: Secretaria da Cultura do Estado da Bahia. (Org.). Infocultura -Economia do Audiovisual na Bahia e no Brasil: estudos e reflexões. 5ed.Salvador: Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, 2010, v. 2, p. 83-117.
MINISTÉRIO DA CULTURA; AGÊNCIA NACIONAL DO CINEMA. Relatório de gestão do Fundo Setorial do Audiovisual- Exercício de 2013. Rio de Janeiro, RJ: 2014. Disponível em: http://fsa.ancine.gov.br/sites/default/files/relatorios-de-gestao/Relat%C3%B3rio%20de%20Gest%C3%A3o%20FSA%202013%20-%20%C3%BAltima%20vers%C3%A3o.pdf
_____________. Relatório Anual de Gestão do Fundo Setorial do Audiovisual- Exercício de 2012. Rio de Janeiro, RJ: 2013. Disponível em: http://fsa.ancine.gov.br/sites/default/files/relatorios-de-gestao/Relat%C3%B3rio%20de%20Gest%C3%A3o%20FSA%202012_vale.pdf
MONJE, Daniela. Una larga revolución: reflexiones sobre la conformación del sector de medios públicos audiovisuales en Argentina y Brasil en la primera década del siglo XXI. In: Revista Extraprensa, v. 7, n.2 (2014), p. 144-155.
MOSCO, V.; WASKO, J. (eds)). The Political Economy of Information. Madison, WI: University of Wisconsin Press, 1988.
OWEN, B ; BEEBE, J.; MANNING JR., W.G. Television Economics. New York: Lexington Books, 1974.
OWEN, Bruce M.; WILDMAN, Steven S.: Video Economics. London: Harvard University Press, 1992.
PIERANTI, Octavio. Planejamento das outorgas de radiodifusão no Brasil: evolução histórica dos serviços e perspectivas futuras. In: Revista Eptic online, v. 17, n.1 (2015), p.20-32.
SAINT-LAURENT, Michel; TREMBLAY, Gaetan. Canadian television broadcasters and national audiovisual production: the attitude of the private sector. In: Irish communications review. V.4, 1994.
SANTOS, Suzy dos; CAPPARELLI, Sérgio. O setor audiovisual brasileiro: entre o local e o internacional. Eptic online. v.7, n.1, 2005.
SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Annablume; Fapesp; Itaú Cultural, 2008.
STRAUBHAAR, Joseph D. World television: from global to local. Los Angeles; London, New Delhi; Singapore: Sage Publications, 2007.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.