As insustentáveis fronteiras do campo jornalístico
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.212892Palavras-chave:
Jornalismo Digital, Startups, Fronteiras do campo, Pesquisa quanti-qualitativaResumo
Beyond Journalism (“Para além do jornalismo”) é um livro resultante de pesquisa comparativa realizada sobre a cultura de startups jornalísticas no mundo. Trata-se de um trabalho que une pesquisa qualitativa e quantitativa em rede sobre os limites transitórios do jornalismo na atualidade. Os autores sustentam a tese de que o jornalismo atualmente tem uma fronteira fluida e está em processo de transição em relação a uma indústria coerente – especialmente após a mudança para o ambiente digital e o advento das startups e de pequenas e médias empresas jornalísticas. Ao mesmo tempo, os autores não se furtam a discutir os limites e as contradições da cultura das startups: apresentam uma visão crítica do empreendedorismo como solução para o jornalismo e mostram como esses jornalistas convivem em um ambiente de trabalho precário, com demissões, falta de estrutura de carreira, acúmulo de funções, horas extras e carga horária excessiva, além da indefinição entre vida pessoal e profissional. Não se trata, portanto, de um livro sobre conteúdo, mas de uma obra sobre pessoas e profissionais e sobre o jornalismo como comunidade em que muitas vezes se confundem personalidade e profissão.
Downloads
Referências
DEUZE, Mark; WITSCHGE, Tamara. Beyond Journalism. Cambridge: Polity Press, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fabrício Santos de Mattos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.