TRANSPORTES COLETIVOS E URBANIZAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: ASPECTOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS, ATORES, ALIANÇAS E INTERESSES1

Autores

  • Claudete de Castro Silva Vitte Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Departamento de Geografia
  • Ricardo Imaeda Fundação Getúlio Vargas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74049

Palavras-chave:

Transportes coletivos, São Paulo, Urbanização, Bondes elétricos, Ônibus.

Resumo

Este trabalho visa contribuir para a discussão sobre as determinações econômicas, políticas e institucionais que engendraram o serviço público de transportes coletivos na cidade de São Paulo na primeira metade do século XX, quando se assinala a passagem do serviço dos bondes elétricos para o serviço de ônibus. Foram identificados os principais agentes que participaram da conformação desse serviço, ressaltando-se o papel da empresa Light and Power Company. Foi realizado um histórico visando resgatar a gênese e as determinações das transformações ocorridas na regulação do serviço de transportes públicos que surgiu em âmbito privado e acabou sendo estatizado. Um outro objetivo do trabalho foi de assinalar as transformações urbanas que acompanharam o processo de transformações no serviço de transporte coletivo. A interpretação feita mostra a “publicização privada” dos transportes coletivos de São Paulo,, e também como o serviço no período analisado foi permeado por práticas clientelistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete de Castro Silva Vitte, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Geociências. Departamento de Geografia

Professora do Departamento de Geografia do Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Ricardo Imaeda, Fundação Getúlio Vargas

Sociólogo. Mestre em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas.

Downloads

Publicado

2007-08-30

Como Citar

VITTE, C. de C. S.; IMAEDA, R. TRANSPORTES COLETIVOS E URBANIZAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: ASPECTOS POLÍTICO-INSTITUCIONAIS, ATORES, ALIANÇAS E INTERESSES1. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 11, n. 1, p. 67-84, 2007. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74049. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74049. Acesso em: 1 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos