MODERNIZAÇÃO E REPRODUÇÃO CRÍTICA: AGROINDÚSTRIA DO LEITE E CONTRADIÇÕES DO PROCESSO DE ACUMULAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2008.74097Palavras-chave:
Modernização, Agroindústria, Relação campo-cidade, Capital fictício, Tempo e espaço.Resumo
A incorporação da Renda da Terra ao capital urbano industrial é aqui vista como uma necessidade de acumulação que expressa a insuficiência do lucro urbano industrial na reprodução das relações sociais de produção. Assim, ao contrário do que aparenta, a expansão agro-industrial, ao compor o sobrelucro a sua acumulação, é fundamentada pela crise da reprodução e não por uma acumulação ascendente. A expansão extensiva e intensiva é uma necessidade precária de resolver contradições da acumulação posta no e pelo desenvolvimento das forças produtivas no campo, tornando a própria Renda da Terra uma insuficiência da reposição dos pressupostos do capital, sendo a extensão da agroindústria leiteira uma determinação do capital financeiro, mais do que da produção de valor, revelando-se, tal expansão agroindustrial, um fenômeno do capital fictício. O caso estudado é a Cooperativa Itambé, no Estado de Minas Gerais, Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).