A RESERVA LEGAL DO PARANÁ E OS DESAFIOS À SUA IMPLANTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PRODUTORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE PARANACITY - PR

Autores

  • Alba Regina Azevedo Arana Universidade de São Paulo
  • Gláucia Baldassi Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74129

Palavras-chave:

Reserva legal, legislação ambiental, produtores rurais, conservação ambiental, Paranacity.

Resumo

O presente trabalho procura discutir a Reserva Legal (RL) no estado do Paraná, apresentando os aspectos que dificultam sua implantação, especialmente junto aos produtores rurais no município de Paranacity. A legislação obriga o produtor rural a recompor e/ou preservar 20% de suas propriedades como Reserva Florestal Legal. Tal obrigação, de maneira geral, não é bem vista pelos proprietários devido ao fato de que, aparentemente, torna improdutiva uma parcela significativa de suas áreas. O estudo procurou mostrar os diversos argumentos favoráveis e contrários à implantação da RL em 20% da propriedade rural. A metodologia utilizada recaiu numa pesquisa aplicada junto aos produtores rurais do município. Por meio da pesquisa de campo, verificou-se que os produtores rurais têm consciência da importância da implantação da RL, contudo, temem os impactos imediatos no sistema produtivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alba Regina Azevedo Arana, Universidade de São Paulo

Geógrafa pela Unesp de Presidente Prudente-SP, Mestre e Doutora em Geografia pela Universidade de São Paulo, Professora da Graduação e Pós-Graduação da Unoeste. Diretora da Faclepp- Faculdade de Ciências, Letras e Educação da Uoeste de Presidente Prudente. Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental da Unoeste

Gláucia Baldassi, Universidade do Oeste Paulista

Bióloga pela Unipar – Universidade Paranaense e Pós-Graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Oeste Paulista

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

ARANA, A. R. A.; BALDASSI, G. A RESERVA LEGAL DO PARANÁ E OS DESAFIOS À SUA IMPLANTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PRODUTORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE PARANACITY - PR. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), [S. l.], v. 13, n. 2, p. 79-92, 2009. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74129. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/74129. Acesso em: 26 mar. 2023.

Edição

Seção

Artigos