A RESERVA LEGAL DO PARANÁ E OS DESAFIOS À SUA IMPLANTAÇÃO: UM ESTUDO SOBRE OS PRODUTORES RURAIS NO MUNICÍPIO DE PARANACITY - PR
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2009.74129Palavras-chave:
Reserva legal, legislação ambiental, produtores rurais, conservação ambiental, Paranacity.Resumo
O presente trabalho procura discutir a Reserva Legal (RL) no estado do Paraná, apresentando os aspectos que dificultam sua implantação, especialmente junto aos produtores rurais no município de Paranacity. A legislação obriga o produtor rural a recompor e/ou preservar 20% de suas propriedades como Reserva Florestal Legal. Tal obrigação, de maneira geral, não é bem vista pelos proprietários devido ao fato de que, aparentemente, torna improdutiva uma parcela significativa de suas áreas. O estudo procurou mostrar os diversos argumentos favoráveis e contrários à implantação da RL em 20% da propriedade rural. A metodologia utilizada recaiu numa pesquisa aplicada junto aos produtores rurais do município. Por meio da pesquisa de campo, verificou-se que os produtores rurais têm consciência da importância da implantação da RL, contudo, temem os impactos imediatos no sistema produtivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).